Em MT, a colheita está acelerada e em algumas regiões estão próximas da conclusão. As produtividades e a qualidade dos grãos são consideradas boas. No PR, a falta de chuvas tem prejudicado o desenvolvimento das lavouras tardias no Norte.
Em MS, a estiagem prolongada tem prejudicado as lavouras mais tardias na região Sudoeste, mas favorece a colheita. Em GO, a colheita avança, principalmente, no Sudoeste. Os grãos colhidos apresentam boa qualidade, mas o peso dos grãos está abaixo do esperado devido à restrição hídrica em grande parte das lavouras.
Em SP, a colheita está em progresso e as produtividades estão abaixo das estimadas inicialmente. Em MG, a restrição hídrica durante a fase reprodutiva afetou boa parte das lavouras.
No TO, a colheita evolui e os rendimentos são variáveis em função da época do plantio. No MA, a colheita ocorre, especialmente, no Sul. As lavouras semeadas tardiamente apresentam redução na produtividade devido à incidência de pragas redução das precipitações. No PI, a colheita foi iniciada. No PA, o clima seco permitiu o avanço da colheita nas regiões da BR-163 e de Redenção, onde verificam-se boas produtividades e qualidade dos grãos.
No polo de Paragominas, a redução das precipitações impacta o potencial produtivo das lavouras nos estágios reprodutivos. Na região de Santarém, as chuvas têm favorecido o desenvolvimento.
Confira o Monitoramento Semanal das condições das Lavouras, clicando aqui!
Fonte: CONAB