Em MT, a colheita foi iniciada pontualmente e as produtividades superam as estimativas iniciais. No restante das áreas, a maioria dos cultivos se encontram na fase final de enchimento de grãos e apresentam bom desenvolvimento. No PR, a redução das precipitações afeta o potencial produtivo da cultura em várias regiões do estado. No Oeste, algumas áreas estão reduzindo o ciclo devido à incidência de bacteriose.

Em MS, mesmo sem o registro de precipitações significativas, as lavouras ainda apresentam boas condições. Em GO, as chuvas ocorridas no Sul do estado melhoraram o desenvolvimento da cultura. Nas outras regiões, a redução das chuvas afeta o potencial produtivo do cereal. Em SP, as áreas semeadas em abril apresentam sinais de deficit hídrico em algumas regiões. Em MG, há aumento da pressão de fumagina em várias regiões.

No TO, as lavouras apresentam boas condições em todo o estado e 30% entraram em maturação. No MA, o cereal apresenta bom potencial produtivo em todas as regiões produtoras do estado. No PI, a maioria das áreas se encontra em enchimento de grãos e a condição da lavoura é considerada regular. No PA, as lavouras se encontram em boas condições nos polos de Paragominas e Santarém, mesmo com a redução das chuvas em algumas áreas.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 19 de maio de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.