No RS, as chuvas ocorridas viabilizaram o manejo pré-semeadura das áreas, com foco no controle das plantas daninhas. No PR, as lavouras estão em emergência e desenvolvimento vegetativo, em boas condições.
Em GO, as lavouras de sequeiro encontram-se em diferentes estágios de desenvolvimento, desde o perfilhamento ao enchimento de grãos. As precipitações recentes, mesmo em baixo volume, contribuiu para o desenvolvimento regular das plantas. As lavouras irrigadas estão em processo de semeadura e deve ser finalizado em maio. Em MG, as primeiras lavouras semeadas iniciaram o florescimento. O clima mais ameno está favorecendo o bom desenvolvimento da cultura.
Em MS, os produtores aproveitaram o clima favorável para dar sequência à semeadura. A redução da temperatura no período noturno beneficiou o perfilhamento das lavouras. Na BA, a semeadura das áreas irrigadas evolui rapidamente. Em SP, o clima é propício para a semeadura, que avança nas regiões de Capão Bonito, Itapeva e Avaré.
Previsão Agrometeorológica de 19/05/2025 a 26/05/2025
Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuva continuarão a ocorrer no Norte da região Norte, Noroeste do MA e litoral da região Nordeste, além do Centro-Norte do AM e Oeste do PA. Para o restante da região, são previstas pouca ou nenhuma precipitação, podendo reduzir a umidade do solo. Há possibilidade de restrição hídrica ao milho segunda safra no Matopiba, onde a maioria das lavouras encontra-se em floração e enchimento de grãos. Para o feijão e o milho terceira safras do Sealba, as condições serão favoráveis.
Centro Oeste: Há previsão de tempo estável, reduzindo a umidade no solo, principalmente, em GO. Pode haver restrição hídrica para o milho segunda safra, majoritariamente, em enchimento de grãos, em GO e no Leste de MS, além do trigo de sequeiro em estágio reprodutivo no Leste de GO. Nas demais áreas de MS e em MT, a umidade no solo ainda deverá ser suficiente para o desenvolvimento da maioria das lavouras.
Sudeste: O tempo permanecerá estável em grande parte da região. Chuvas pontuais podem ocorrer na faixa Leste no meio da semana. A umidade no solo continuará reduzindo em áreas de MG e SP, com possível impacto no desenvolvimento do milho segunda safra e do trigo de sequeiro em diferentes estágios. As condições se manterão favoráveis para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.
Sul: A ocorrência de baixos volumes de chuva permanecerá no início da semana nos três estados. Depois, predominará o tempo aberto, com redução das temperaturas e previsão de geada apenas nas regiões serranas do RS e SC. No geral, as condições serão favoráveis para a finalização da colheita dos cultivos de primeira safra, além do manejo e desenvolvimento do feijão segunda. No entanto, ainda pode haver restrição hídrica para o milho segunda safra no Norte do PR. Nas demais áreas, a umidade no solo deverá ser suficiente para o desenvolvimento da maioria das lavouras.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 19 de maio de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab