O milho de 1ª safra no Brasil está 18,6% colhido.
Em MG, as lavouras apresentam desenvolvimento abaixo do normal visto as adversidades climáticas. Observam-se lavouras abandonadas, especialmente no Norte e Noroeste. No RS, o tempo seco e quente favoreceu a colheita, porém prejudicou as lavouras tardias e os tratos culturais devido ao deficit hídrico.
Na BA, as precipitações favoreceram os cultivos. No PI, as lavouras estão em boas condições. No PR, a colheita progride, favorecida devido ao tempo seco. Em SC, a colheita evolui. Nas primeiras áreas verifica-se redução de produtividades.
No PA, o atraso na regularização das chuvas afeta a área a ser semeada.
Milho 2ª Safra
No Brasil, 31,5% do milho de 2ª safra já foi semeado.
Em MT, as condições climáticas favoráveis têm permitido avanço significativo na semeadura e beneficiado o desenvolvimento inicial. No PR, a irregularidade das precipitações e as altas temperaturas, principalmente no Oeste, afetam o desenvolvimento inicial das lavouras.
Em MS, a falta de precipitações tem atrasado a evolução do plantio na região Centro-Sul. Em GO, as condições climáticas favoráveis beneficiam as lavouras. Em MG, o plantio segue em ritmo lento.
No TO, plantio em andamento. As lavouras estão em boas condições de desenvolvimento. No MA, o plantio está em progresso na região de Balsas, porém atrasado em função do atraso no plantio da soja.
Fonte: Conab
Confira o Acompanhamento das Lavouras – 05/02 a 11/02/24 completo, clicando aqui.