No período, a semeadura avançou apenas 3%, alcançando 81% da área projetada para a safra. Os produtores priorizaram a semeadura de soja e a colheita de cereais de inverno.

A maior parte das lavouras encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo (69%), e a floração abrange 26% da área cultivada. As lavouras em enchimento de grãos representam cerca de 9%, correspondendo a semeaduras mais precoces.

A redução na frequência de chuvas tem começado a causar sinais de deficiência hídrica em áreas onde os acumulados foram inferiores a 20 mm, nos últimos 10 dias. Caso esse déficit persista, impactos na produtividade são esperados. As áreas irrigadas ou que receberam volumes superiores de chuva, entre 15 e 30 mm, dependendo da região, apresentam excelente desenvolvimento, folhas bem expandidas, coloração verde intensa e sincronismo da emissão da inflorescência masculina e feminina (pendão e espiga), beneficiadas pela alta disponibilidade de radiação solar durante o dia e temperaturas amenas à noite.

As lavouras continuam respondendo positivamente aos manejos realizados, como a adubação com potássio e nitrogênio em cobertura e o controle de plantas daninhas, mantendo suas populações em níveis baixos. Com o avanço da floração, as práticas fitossanitárias foram intensificadas, e os produtores estão realizando aplicações preventivas de fungicidas. A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), principal praga da cultura, segue sob controle em todo o Estado, contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras.

Para a Safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade média de 7.116 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras semeadas em agosto entraram no estádio reprodutivo, representando 25% do total. Em Hulha Negra, iniciou o plantio de milho grão. Os produtores das demais localidades da Campanha estão preparando o solo para o cultivo.

Na de Caxias do Sul, as lavouras continuam apresentando bom desenvolvimento, com crescimento vigoroso das plantas e excelente uniformidade nas áreas cultivadas. A exceção são as localidades ao redor de Serafina Corrêa, onde a insuficiência de chuvas no período, combinada às temperaturas elevadas, causou o enrolamento das folhas das plantas, especialmente durante os períodos mais quentes do dia. Quase toda a área semeada encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo, e algumas áreas iniciaram a emissão da inflorescência.

Na de Erechim, 80% das lavouras estão em estádio vegetativo e 20% em reprodutivo, na fase de pendoamento. A expectativa de produtividade média está em patamares elevados de 9 t/ha.

Na de Frederico Westphalen, 60% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 40% em florescimento; na de Ijuí, a cultura segue evoluindo bem para o estágio reprodutivo, que atinge 10% da área, sendo 7% em floração e 3% em enchimento de grãos; e na de Soledade, as lavouras em localidades de maior altitude também iniciam o florescimento, que atinge 10% da área cultivada.

Na de Pelotas, a semeadura, em ritmo lento, atinge 17% da área esperada; e na de Santa Maria, 60%.

Na de Santa Rosa, 23% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 54% em florescimento e 22% em enchimento de grãos. A ausência de chuvas começa a ser percebida em algumas localidades. Em relação ao manejo fitossanitário, há aumento do ataque da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), exigindo dos produtores a aplicação de inseticidas para controle. A expectativa atual de produtividade média é de 8.390 kg/ha.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 2,26%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 65,94 para R$ 67,43.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1841 completo, clicando aqui!

FonteEmater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1841

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.