Independente da cultura cultivada, a nutrição adequada é fundamental para a obtenção de boas produtividades. Para que a planta possa expressar seu potencial produtivo, além de condições adequadas de temperatura, radiação solar e disponibilidade hídrica, é necessário o adequado aporte nutricional, sem que nenhum nutriente possa limitar a produtividade da planta, pela deficiência nutricional.

Tendo em vista que toda safra, parte dos nutrientes do sistema de produção são exportados pelos grãos, a reposição desses nutrientes é fundamental para o equilíbrio nutricional e manutenção do potencial produtivo da cultura. Em escala comercial, a correção e reposição dos teores nutricionais do solo são realizados via adubação do solo, com o uso de fertilizantes, minerais, químicos e/ou orgânicos.

Entretanto, cabe destacar que não necessariamente os nutrientes empregados no sistema de produção via fertilizantes estarão prontamente disponíveis para a planta. Além da conversão em formas assimiláveis pela planta e condições químicas adequadas do solo, a eficiência do uso dos fertilizantes e absorção de nutrientes pela planta podem estar condicionados a mobilidade do nutriente no solo.



  • São considerados elementos de baixo mobilidade do solo: Fósforo, Molibdênio, Cobre ferro, Manganês e Zinco;
  • Elementos de mobilidade intermediária no solo: Nitrogênio na forma amoniacal, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre e Boro;
  • Elementos de alta mobilidade no solo: Nitrogênio na forma nítrica e Cloro (SQM VITAS).

Tendo em vista que as raízes são os órgãos da planta responsáveis pela absorção de água e nutrientes do solo, o posicionamento dos fertilizantes com base na mobilidade dos nutrientes no solo é essencial para garantir a boa absorção deles pela planta, embasando estratégias de manejo. Alguns nutrientes a exemplo do Fósforo, pela baixa mobilidade no solo, necessitam ser fornecidos próximos a zona radicular da planta para que possam ser absorvidos, em contrapartida, alguns nutrientes como o Potássio podem ser fornecidos via cobertura/a lanço, possibilitando maior flexibilidade no manejo da adubação.

Confira abaixo algumas estratégias para a aplicação de fertilizantes, em sistemas de produção.

Figura 1. Estratégias de aplicação de nutrientes, visando maior absorção pelas plantas.

Fonte: SQM VITAS

Veja Mais: Mobilidade de nutrientes – Onde aparecem os sintomas de deficiência?


 


Referências:

SQM VITAS. NUTRIÇÃO: MOBILIDADE DOS NUTRIENTES. Disponível em: < https://sqm-vitas.com.br/nutricao/mobilidade-dos-nutrientes/ >, acesso em: 17/08/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.