O cenário atual da agricultura enfrenta desafios cada vez mais complexos, impulsionados principalmente por mudanças no uso da terra, como a expansão agrícola para áreas com aptidão produtiva, aumentando os desafios no ponto de vista ambiental e de produção (Amini et al., 2020; Marin et al., 2022).
A Equipe FieldCrops junto com produtores, pesquisadores, professores, alunos, consultores e empresas privadas, iniciou na safra 2020/2021, o Soybean Money Maker: a revolução da sustentabilidade na lavoura de soja, com o objetivo de gerar informações para fornecer diretrizes técnicas e ambientalmente aceitáveis para maximizar a produtividade em cada hectare agricultável através da intensificação sustentável.
No Soybean Money Maker (SMM), o diagnóstico do nível de sustentabilidade de uma lavoura compreende: um pilar econômico, entendendo que a agricultura deve ser uma atividade atrativa para quem produz, um pilar ambiental, compreendendo que a agricultura deve ser realizada garantindo um meio ambiente saudável para viver e produzir e um pilar social, assegurando a produção de alimentos sem comprometer o bem-estar das futuras gerações (Figura 1).
Figura 1. Estrutura conceitual para avaliar a sustentabilidade na produção de soja nos pilares econômico, ambiental e social das lavouras do Soybean Money Maker.

Entendendo que a agricultura é uma atividade essencialmente econômica, o SMM realizou uma análise da relação entre produtividade e lucro desde as safras agrícolas 2020/21 até 2024/25, avaliando ao total 329 lavouras e revelando uma tendência linear e positiva entre os dos fatores, de modo que conclui-se que o caminho para a lucratividade está principalmente na busca por altas produtividades levando em conta o potencial produtivo da lavoura, no entanto, a lucratividade não é uniforme entre as safras, já que vai ser influenciada principalmente pelo preço de venta da soja (Figura 2).
Figura 2. Relações lineares entre produtividade e lucro líquido de 329 lavouras de soja participantes do Soybean Money Maker da safra 2020/2021 a 2023/2024.

Na figura 3, observe-se a relação entre custo total de produção e lucro líquido, onde na maior parte das safras não existiu uma relação entre esses dois fatores, diante esse cenário, se pode inferir que a lucratividade não está diretamente relacionada com maiores ou menores custos de produção, mas sim aos “custos otimizados”. Refletindo a importância de os produtores realizarem diagnósticos nas suas lavouras, para identificar os principais fatores que limitam sua produtividade, e com base nisso realizar um investimento de forma estratégica. Ou seja, o segredo para a alta lucratividade, não é investir mais ou menos, mas em fazer diagnóstico e investir certo.
Figura 3. Relações lineares entre custo total de produção e lucro líquido de produção de 329 lavouras de soja participantes do Soybean Money Maker da safra 2020/2021 a 2023/2024.

Referências bibliográficas.
TAGLIAPIETRA, E. L. et al. Ecofisiologia da soja: visando altas produtividades. Santa Maria, ed. 2, 2022
WINCK, J. E. M., et al. Ecofisiologia da soja: visando altas produtividades. Santa Maria, ed. 3, 2025