O controle de pragas é fundamental para reduzir perdas quantitativas e qualitativas nas diversas culturas agrícolas de interesse econômico. O controle químico com o emprego de inseticidas é método mais utilizado a nível comercial, contudo, a capacidade de certas espécies em desenvolver resistência e determinados inseticidas, em especial pela alta pressão de seleção, tem dificultado o controle eficiente de algumas pragas.

Como orientações para o manejo da resistência de pragas a inseticidas, para a soja não Bt, o Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas do Brasil, destaca:

  • A aplicação de inseticidas somente se a densidade populacional da praga atingir o nível de controle;
  • Rotação de inseticidas com diferentes modos de ação;
  • Dar preferência para inseticidas seletivos a inimigos naturais;
  • Evitar inseticidas para os quais há casos comprovados recentemente de resistência na região do cultivo;
  • Eliminar plantas tigueras e espontâneas;
  • Realizar a rotação e culturas;
  • No caso da utilização de sementes tratadas, pode-se realizar pulverização de um inseticida com mesmo modo de ação apenas dentro da janela de 30 dias;
  • Utilizar janelas de aplicação de inseticidas (IRAC-BR).

Já se tratando do cultivo da soja Bt, além das orientações citadas anteriormente, deve-se seguir as recomendações técnicas sobre aplicação de inseticidas, dos fornecedores das sementes.

Figura 1. Sugestão de posicionamento de inseticidas para soja não Bt, visando o manejo da resistência de pragas e inseticidas.

Adaptado: IRAC-BR

Tendo em vista que utilizar janelas de aplicação de inseticidas constitui uma das principais estratégias do manejo da resistência de pragas a inseticidas, é fundamental compreender o que é uma janela de aplicação.

Uma janela de aplicação de inseticidas, é o tempo necessário para a praga passar por uma geração completa (ovo, fase juvenil e fase adulta), ou a duração do efeito de uma única aplicação do inseticida, chamado efeito residual. Ao estabelecer janelas de aplicação, é eliminado o risco das gerações seguintes da praga desenvolverem resistência devido a exposição ao mesmo modo de ação do inseticida (IRAC-Brasil).

Logo, a janela de aplicação é uma importante ferramenta de manejo da resistência de pragas a inseticidas, sendo necessário para tanto, conhecer o efeito residual dos inseticidas e o ciclo da praga.

Quer saber mais sobre inseticidas? Confira o curso sobre Modos de Ação de Inseticidas que a Equipe Mais Soja preparou para você. Clique aqui!

Veja mais: Inseticidas – alguns grupos que você precisa conhecer…




Referências:

IRAC. COMITÊ DE AÇÃO À RESISTÊNCIA A INSETICIDAS BRASIL. Disponível em: < https://www.irac-br.org/ >, acesso em: 01/09/2022.

IRAC. SOJA: ORIENTAÇÕES PARA O MANEJO DA RESISTÊNCIA A INSETICIDAS. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas Brasil. Disponível em: < https://docs.wixstatic.com/ugd/2bed6c_4c2de6d26f284614871c2803b05c174e.pdf >, acesso em: 01/09/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.