O glifosato é um herbicida amplamente utilizado em pós emergência da cultura da soja para o controle de plantas daninhas em cultivares de soja RR (Roundup Ready). Os inibidores da EPSP’s atuam inibindo a ação da enzima 5-enolpiruvil chiquimato-3-fosfato sintase e pertencem ao grupo químico das glicinas, grupo G (HRAC-BR).

O herbicida glifosato possui amplo espectro, sendo utilizado exclusivamente em pós-emergência, devido à sua elevada capacidade de adsorção pelo solo e à ausência de efeito residual. Os sintomas de intoxicação causados ​​por inibidores da enzima EPSP’s demoram a se manifestar devido à absorção lenta do herbicida e sua ação nos meristemas das plantas. Inicialmente, as plantas param seu crescimento e, posteriormente, começam a murchar. Além disso, ocorre o amarelecimento ou descoloração das folhas, evoluindo para o desenvolvimento de uma coloração marrom, necrose dos tecidos e, por fim, a morte da planta (Carvalho, 2013).

Figura 1. Molécula do glifosato.

Fonte: HRAC-BR.

O uso do herbicida glifosato, sobretudo em quantidades elevadas, pode resultar, em fitotoxicidade nas plantas, provocando o amarelecimento das folhas, fenômeno conhecido como “Yellow flashing”. Normalmente, essa reação ocorre em casos de aplicação de doses significativamente altas de glifosato ou em casos em que há a sobreposição da barra de pulverização no momento da aplicação (Santos, 2020).

Em praticamente todo o mundo o uso do glifosato é difundido, devido ao melhor custo/benefício ao controlar uma ampla gama de espécies invasoras, oferecendo flexibilidade quanto ao momento de aplicação em relação ao estádio de desenvolvimento da espécie daninha, podendo ser utilizado em culturas que possuem cultivares com gene de resistência, além de ser considerado mais seguro do ponto de vista toxicológico e ambiental em comparação aos demais herbicidas atualmente disponíveis no mercado (Bianchi, 2021). Conforme destaca Cardoso (2019), a fitotoxidade ocasionada pelo uso de glifosato, pode ocasionar a uma redução na produção da cultura entre 5% e 7%. Contudo, o autor destaca que é um “mal necessário”, visto que sem ele, o controle eficiente de plantas daninhas se torna uma tarefa difícil.



De acordo com Machado (2020), o “yellow flashing” corresponde a uma resposta das plantas aos metabólitos resultantes da degradação do herbicida, sendo o AMPA (ácido aminometilfosfônico) o primeiro e principal metabólito formado que pode resultar em efeitos tóxicos para as plantas. Este composto tem a capacidade de reduzir a quantidade de clorofila nas folhas, resultando em seu amarelecimento. Posteriormente, a planta inicia o processo de metabolização do AMPA, reduzindo significativamente sua concentração nas folhas, esse processo ocorre cerca de 22 dias após a aplicação do glifosato, coincidindo com a redução dos sintomas do “Yellow flashing” na plantas.

Pesquisas conduzidas pela CCGL Pesquisa e Tecnologia, que analisaram os efeitos de diferentes doses de glifosato na injuria causada às plantas logo após a aplicação na soja, observaram-se que a aplicação de glifosato nas doses de 2880 e 3360 g e.a. ha-1 proporcionaram o amarelecimento dos folíolos. O pesquisador Bianchi (2021) destaca que esse amarelecimento, conhecido como “yellow flashing”, é atribuído ao rápido metabolismo do glifosato em AMPA, e ao seu acúmulo causando leve fitotoxidade, visto que a soja RR é resistente apenas ao glifosato e não ao AMPA (ácido aminometilfosfônico), produto do metabolismo do glifosato na planta, justificando sintomas observados em grau variável em cultivares de soja com gene AroA (CP4 EPSPS).

Figura 2. Fitotoxicidade (injúria) do glifosato aplicado no estágio V6 da soja, cultivar Lança. Folíolos da folha do primeiro nó desenvolvido após 14 dias da aplicação do herbicida.

Fonte: Bianchi (2021).

Os sintomas apresentados pelo Yellow flashing podem ser confundidos com sintomas de deficiência de manganês (Mn) na soja, o que gera dúvidas sobre a possível relação entre o uso de glifosato e a deficiência de Mn. Os sintomas de deficiência de manganês se manifestam através da clorose entre as nervuras das folhas superiores, enquanto as nervuras permanecem verdes. Algumas pesquisas sugerem que a soja transgênica resistente ao glifosato pode demonstrar resposta mais positiva a adição de manganês do que as variedades convencionais (International Plant Nutrition Institute).

Figura 3. Soja com deficiência de manganês (Mn).

Fonte: International Plant Nutrition Institute.

Os sintomas do Yellow flashing, semelhantes a deficiência de manganês que surgem após a aplicação do glifosato, conforme destaca Bianchi (2022), têm sido associados com a redução na produtividade de grãos, o que motiva o uso de produtos que contêm manganês para atenuar esse efeito. Lembrando que o “Yellow flashing” é uma manifestação de fitotoxidade nas plantas, que pode impactar os níveis de produção agrícola. Portanto, mitigar esses sintomas e manter a sanidade da cultura de soja são questões essenciais para maximizar a produtividade.

Nesse contexto, a aplicação de manganês em conjunto com o glifosato apresenta-se como uma alternativa interessante. Machado (2020) destaca que não se trata de uma tentativa de compensar o mito da complexação intracelular do manganês pelo glifosato, mas sim de aproveitar as operações mecanizadas que já estão sendo realizadas, gerando uma redução de custos, visto que proporcionar uma nutrição adequada às plantas, de acordo com es exigências nutricionais da cultura, é fundamental para obtenção de boas produtividades.

O pesquisador Albrecht (2020) ressalta a importância de evitar o uso de doses elevadas de glifosato e o cuidado durante o momento de aplicação para evitar a sobreposição da barra de pulverização, a fim de prevenir a ocorrência do “Yellow flashing”, visto que fitotoxicidade resultante pode levar a perdas de produtividade na cultura, resultando em prejuízos econômicos. Portanto, a prática responsável no uso do glifosato, bem como dos demais herbicidas é fundamental para garantir uma produção de forma saudável e eficiente.

Foto de Capa: Instituto de agricultura biológica.


Veja mais: Exigências Nutricionais da Soja



Referências:

ALBRECHT, A. P. “YELLOW FLASHING”: EFEITOS VISÍVEIS E INVISÍVEIS DA APLICAÇÃO DE GLIFOSATO NA SOJA RR. Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Youtube, 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=NrXKWAdKp4o >, acesso em: 30/10/2023.

BIANCHI, M. A. GLIFOSATO REDUZ A PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE SOJA? CCGL Pesquisa e Tecnologia, boletim técnico n. 99, 2021. Disponível em: < https://www.upherb.com.br/ebook/Boletim%20T%C3%A9cnico%2099%20(M.Bianchi,%202021)_reup.pdf >, acesso em: 30/10/2023.

BIANCHI, M. A. PRODUTOS COM MANGANÊS MINIMIZAM A INJÚRIA DO GLIFOSATO NA SOJA? CCGL Pesquisa e Tecnologia, Boletim técnico n. 104, 2022. Disponível em: < https://www.upherb.com.br/ckeditor_assets/attachments/388/Boletim_104.pdf >, acesso em: 30/10/2023.

CARDOSO, F. B. “YELLOW FLASHING”​ APÓS APLICAÇÃO DE GLIFOSATO: SERIA ESSE O ÚNICO PROBLEMA NA SOJA RR? Linkedin, 2019. Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/yellow-flashing-ap%C3%B3s-aplica%C3%A7%C3%A3o-de-glifosato-seria-o-fl%C3%A1vio/?originalSubdomain=pt >, acesso em: 30/10/2023.

CARVALHO, L. B. HERBICIDAS. Editado pelo autor, ed. 1. Lages – SC, 2013. Disponível em: < https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/fitossanidade/leonardobiancodecarvalho/livro_herbicidas.pdf >, acesso em: 30/10/2023.

HRAC-BR. MECANISMOS DE AÇÃO DOS HERBICIDAS. Comitê de Ação a Resistencia aos Herbicidas. Disponível em: < https://www.hrac-br.org/mecanismosdeacao >, acesso em: 30/10/2023.

INTERNATIONAL PLANT NUTRITION INSTITUTE. MANGANÊS. Nutri-Fatos, Informação agronômica sobre nutrientes para as plantas, IPNI. Disponível em: < https://www.npct.com.br/publication/nutrifacts-brasil.nsf/book/NUTRIFACTS-BRASIL-9/$FILE/NutriFacts-BRASIL-9.pdf >, acesso em: 30/10/2023.

MACHADO, B. A. INTERAÇÃO MANGANÊS E GLIFOSATO NA SOJA. AgroAdvance, 2020. Disponível em: < https://agroadvance.com.br/blog-interacao-manganes-glifosato/ >, acesso em: 30/10/2023.

SANTOS, M. S. YELLOW FLASHING: ENTENDENDO A RELAÇÃO ENTRE O GLIFOSATO E O MANGANÊS NA SOJA. Mais Soja, 2020. Disponível em: < https://maissoja.com.br/yellow-flashing-entendendo-a-relacao-entre-o-glifosato-e-o-manganes-na-soja/ >, acesso em: 30/10/2023.

 

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.