Como se pode ver na tabela acima, divulgada nessa semana pelo DERAL-PR, o estado já plantou 96% dos 1,0 milhão de hectares previstos para esta safra, o que significa um plantio já efetivo de 967.165 hectares.
As fases em que se encontram as lavouras são 6% germinação, 69% desenvolvimento vegetativo, 19% floração e 5% em floração. A atenção agora está nas áreas mais secas do Norte Pioneiro, região que tradicionalmente tem problemas com a falta de umidade.
“Estamos com 3% da área em floração e, com isso, mais suscetíveis a geadas”, afirma o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Winckler Godinho. “A partir de agora, começa um período mais crítico para o trigo, quando necessita de um pouco mais de água e não sofrer com geadas fortes nas regiões que estão entrando em florescimento”, acrescenta.
Com relação às condições das lavouras, 96% estão em condições boas/excelentes, 4% em condições médias e zero ruins, fazendo prever que, por enquanto, o desenvolvimento está transcorrendo normalmente. O potencial produtivo esperado para o Paraná é de 3,22 milhões de toneladas para a temporada 2019/20.
Fonte: T&F Agroeconômica