O percevejo barriga-verde é uma das principais pragas que acometem a cultura do trigo. A praga é observada principalmente no Sul do Brasil, no sistema plantio direto, em que, a palhada e/ou resíduos culturas da soja, servem como abrigo para o percevejo, possibilitando um ambiente adequado para o desenvolvimento e sobrevivência da praga.

Figura 1. Diceraeus furcatus no solo abrigando-se em restos culturais (A); Diceraeus melacanthus alimentando-se em semente de soja caída no solo (B).

Fotos: Lisonéia F. Smaniotto & Antonio R. Panizzi.

Existem duas espécies principais de percevejos conhecidas como percevejo barriga-verde, sendo elas: o Diceraeus melacanthus D. furcatus, ambos do mesmo gênero, mas que apresentam algumas características visuais que permitem a diferenciação das espécies.

Figura 2. Adulto de Diceraeus furcatus (A) e Diceraeus melacanthus (B). Características fenológicas de adultos dos percevejos barriga-verde que permitem separar as duas espécies.

Foto: Lisonéia Fiorentini Smaniotto Adaptado: Panizzi et al. (2015)

Os danos ocasionados em trigo podem variar em função da espécie do percevejo barriga-verde, da densidade populacional da praga e estádio em que acomete o trigo. Em muitas ocasiões, sob manejos inadequados da soja, populações remanescentes do barriga-verde podem permanecer nas áreas de cultivo, infestando a cultura sucessora (trigo), nos estádios iniciais do seu desenvolvimento.



Conforme observado por Manfredi-Coimbra (2005), há uma relação linear entre o aumento das populações dos percevejos Diceraeus melacanthus e a redução da produtividade do trigo. Infestações de Diceraeus melacanthus durante o período reprodutivo do trigo, podem impactar significativamente a produtividade, causando reduções na ordem de 1 saco de trigo por hectare para cada dois percevejos por metro quadrado (Chiaradia, 2012).

Figura 3. Curvas de regressão ajustadas para rendimento das cultivares ‘BR 18’ e ‘BRS 193’ infestadas com 0, 2, 4, 8 e 16 adultos de Diceraeus melacanthus m-2.

Fonte: Manfredi-Coimbra et al. (2005)

Visando reduzir os danos causados pelos percevejos barriga-verde no trigo, além do tratamento de sementes com inseticidas registrados, é necessário realizar o controle das populações persistentes, mediante pulverização de inseticidas. Para tanto, é necessário conhecer os níveis de ação para o controle do percevejo barriga-verde. Confira abaixo as recomendações de nível de ação para o controle dos percevejos barriga-verde em trigo.

Tabela 1. Monitoramento e critérios para tomada de decisão no controle de percevejos barriga-verde em trigo.

Fonte: Cunha & Caierão (2023)

Veja mais: Fitotoxicidade em plantas jovens de trigo – Qual a principal causa e como evitar?


 


Referências:

CHIARADIA, L. A. DANOS E MANEJO INTEGRADO DE PERCEVEJOS BARRIGA-VERDE NAS CULTURAS DE TRIGO E DE MILHO. Revista Agropecuária Catarinense, v.25, n.2, jul. 2012. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/322588366.pdf >, acesso em: 02/06/2023.

MANFREDI-COIMBRA, S. et al. DANOS DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE Dichelops melacanthus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) EM TRIGO. Ciência Rural, v.35, n.6, nov-dez, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cr/a/chPNbFcjqJsdFDcst5RPFNF/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 02/06/2023.

PANIZZI, A. R. et al. MANEJO INTEGRADO DOS PERCEVEJOS BARRIGA-VERDE, Dichelops spp. EM TRIGO. Embrapa, Documentos, n. 114, 2015. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126856/1/FL-08528.pdf >, acesso em: 02/06/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.