Ainda que em algumas regiões de cultivo, a soja já tenha sido colhida, algumas lavouras do Rio Grande do Sul ainda se encontram em processo de crescimento e desenvolvimento, especialmente, as semeadas mais tardiamente. A evidente interferência da escassez hídrica, demonstrada pela redução do potencial produtivo da soja, assola lavouras gaúchas que infelizmente se destacam na safra 2021/22 pela baixa produtividade.

Embora em geral, durante o mês de fevereiro de 2022 tenham se observado precipitações abaixo da média histórica para o estado do Rio Grande do Sul, as previsões de tempo para os próximos dias indicam um cenário otimista, especialmente para as lavouras ainda em desenvolvimento. Caso as previsões se concretizem, mesmo sob condições de volumes precipitados inferiores à média histórica para o mês de março, é possível observar uma significativa melhora das condições de disponibilidade hídrica do solo, em reflexo da ocorrência de novas chuvas.

Figura 1. Condições de armazenamento de água no Solo para os próximos 15 dias.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

A previsão de melhora das condições de armazenamento de água no solo é resultante da maior distribuição de chuvas durante o mês de março e de ocorrência de precipitações significativas, podendo em algumas regiões de cultivo, serem observadas chuvas superiores a 40 mm-1 especialmente no final de primeira quinzena de março.

Cabe destacar que quanto maior o intervalo de tempo e quanto mais distante a previsão de tempo observada, menor a acurácia dela, estando essa, sujeita a alterações. No entanto, as perspectivas do aumento da ocorrência de chuvas em solo gaúcho trazem otimismo a produtores que ainda possuem lavouras no campo.

Confira abaixo as previsões de tempo e os volumes de precipitações previstos para os próximos dias para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.