Durante o mês de Junho, a maioria das chuvas observadas no país concentraram-se nos extremos Norte e Sul do Brasil. Com anomalias positivas das precipitações, essas regiões registraram chuvas acima da média histórica. No entanto, as demais regiões do país, especialmente os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, registraram anomalias negativas das precipitações em Junho, com déficits de até 100 mm no volume esperado de chuvas para o período, impactando algumas culturas no campo.

Como consequência, o armazenamento de água no solo foi afetado pelas precipitações, e as regiões mais prejudicadas pelo baixo volume de chuvas no mês de Junho, apresentam baixa disponibilidade de água no solo, o que pode prejudicar o desenvolvimento de pastagens em algumas regiões.

Previsões

Para os primeiros 15 dias do mês de Julho, as previsões climáticas indicam uma tendência em haver poucas precipitações (figura 1), como consequência principalmente da transição do fenômeno El Niño para o La Niña.

Figura 1. Chuva acumulada prevista para os primeiros 15 dias de Julho.
Fonte: Prof. Fábio Marin

Para o restante do mês de Julho, os modelos climatológicos indicam uma tendência de chuvas dentro da normalidade para o mês, com pouca anomalia nas precipitações. Vale destacar que embora a maioria dos modelos climatológicos apresentem grande confiabilidade, previsões a longo prazo estão sujeitas a alteração.


undefined


La Niña

Com relação aos fenômenos ENSO, embora o resfriamento da superfície do Pacífico, demonstre o fortalecimento do La Niña, alguns modelos climatológicos também preveem uma possível recuperação da temperatura ao início de 2025, durante o trimestre Janeiro, Fevereiro, Março, o que pode indicar uma possível La Niña fraca, voltando à neutralidade após esse período.

Figura 2. Projeções climatológicas – previsões ENSO.
Fonte: Prof. Fábio Marin

Confira abaixo as atualizações completas trazidas pelo Sistema Tempocampo/Esalq de Julho de 2024.


Inscreva-se agora no Canal Prof. Fábio Marin clicando aqui! 


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.