InícioDestaquePrincipais tipos de bicos para pulverização agrícola

Principais tipos de bicos para pulverização agrícola

Praticar agricultura no século XXI, sem caminhar lado a lado com a tecnologia e conhecimentos científicos, que combinados, damos o nome de agricultura de precisão, é contraproducente. Além de uma boa gestão, o sucesso da safra agrícola vai além de fatores individuais, e a aplicação de defensivos agrícolas é uma das principais, que não deve ser deixada em segundo plano.

Os defensivos agrícolas que protegem as lavouras contra pragas e doenças, estão entre as principais práticas que elevam a produtividade no campo.  A aplicação de defensivos é realizada com o auxílio de implementos especializados, como os pulverizadores convencionais ou autopropelidos, que são de extrema importância para o controle de organismos prejudiciais as culturas.

Nesse sentido, a evolução tecnológica da agricultura tem disponibilizado produtos para pulverização de alta performance. O mercado da pulverização agrícola conta com inúmeras variedades de bicos e maquinários, que promovem uma aplicação de forma segura e eficiente, de acordo com cada necessidade. Um dos principais fatores na pulverização agrícola é o tipo de bico a ser utilizado para a aplicação dos defensivos. O uso frequente de bicos inadequados tem gerado perdas de produtividade e rentabilidade das lavouras.

Abaixo, seguem os principais bicos utilizados com suas principais características:

  • Bico Cone: Formado por tubo helicoidal, com uma ponta em forma circular possuindo dois tipos, o cone vazio e o cone cheio. Trabalha sobre altas pressões atendendo culturas perenes e anuais. Utilizado para aplicação de inseticidas e fungicidas por contato, é possível utilizar diferentes vazões, ângulos e abertura para determinar o tamanho das gotas.

    Fonte:https://www.jacto.com/brasil/products/bicos-ceramicos/jacto-jfc.
  • Bico Leque: Sua saída é um “V” invertido formado por uma elipse, possuindo dois tipos, o leque padrão e o leque uniforme. Sua disposição é maior no centro se dissipando nas extremidades. É o mais utilizado em pulverizadores de barra. Distribuição uniforme é atingida quando a altura e os espaçamentos entre os bicos estão calibrados para se cruzarem; utilizados principalmente para aplicação de herbicidas.
Fonte:http://www.osten.com.br.
  • Bico de indução a ar: Trabalha em alta pressão. Possui dois orifícios por onde o ar passa. O primeiro, chamado de pré-orifício, mede a vazão e o segundo conhecido como o de saída, forma o padrão da pulverização. Este bico permite a redução da deriva que é o fenômeno de transporte das partículas do defensivo, pelo vento, para áreas não alvo.
Fonte:https://www.herbicat.com.br/produto/ponta-teejet-visiflo-inox-com-inducao-de-araiub.html.

Na sequência seguem duas tabelas com análise da eficiência dos bicos:

Fonte:http://teejet.it/media/350060/li-ms112%20users%20guide%20portuguese.pdf.
Fonte:http://teejet.it/media/350060/li-ms112%20users%20guide%20portuguese.pdf.

Desse modo, para que os defensivos agrícolas sejam usados de maneira correta é fundamental que o produtor rural mantenha o pulverizador em bom estado. A calibração adequada e os bicos desobstruídos são fundamentais para se obter a máxima eficiência.

O bico adequado deve ser selecionado conforme a necessidade da aplicação. A escolha do bico depende de fatores associados à prática da aplicação como: o ciclo da planta, o tipo de doença, praga ou planta daninha, as temperaturas, vento e umidade naquele momento, do tipo de equipamento pulverizador e tamanho da área a ser aplicada.

Portanto, para facilitar a vida do produtor, existe no mercado um aplicativo que ajuda a escolher o bico ideal a ser utilizado, chamado de Smart Selector. Essa ferramenta foi desenvolvida pela empresa JACTO, que permite que o produtor selecione de forma prática e eficiente o bico correto que deve ser utilizado no pulverizador para o uso do defensivo. Essa escolha se baseia por meio de indicação de variáveis climáticas, agronômicas e operacionais, na qual o aplicativo faz, de forma automática, uma rápida seleção dos possíveis modelos de bicos a serem utilizado, garantindo uma máxima eficiência na aplicação.. Esse aplicativo pode ser encontrado de forma gratuita para Android e Iphone, nas lojas virtuais de cada sistema.



Texto: Giulian Rafael da Luz – Bolsista do grupo PET Agronomia/UFSM.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo posts sobre os principáis tipos de bicos para pulverização agrícola! É tradicional igreadiente incluir essa informação em nosso blogue, e a indexação dos tips é extremec importante para aquela communication vital. Eu Tenho certeza que muitos de nossos manuscripts também ficarão interessados em ter acesso aos detalhes desse post no futuro. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares