O agro, em 2023, movimentou US$ 7,5 bilhões em negócios e levou a marca catarinense para mais de uma centena de países. Produção agropecuária é responsável por 30% do PIB catarinense. O agronegócio é o segmento que lidera o comércio exterior catarinense, sendo responsável por 64,4% do total exportado. O Estado é o maior produtor nacional de suínos e lidera as exportações brasileiras, produzindo mais de 50% da carne suína do país. Na avicultura, está entre os estados brasileiros que mais produzem carne de aves e é o segundo que mais exporta.
Outro destaque é a maricultura: cerca de 90% da produção de ostras do país vem do litoral catarinense. A produção vegetal é bastante diversificada. A Serra Catarinense obteve grande crescimento com a pomicultura e produz 54% das maçãs colhidas no Brasil. Na fruticultura, destacam-se ainda a banana e o maracujá.
Fumo e soja são outros exemplos de culturas expressivas na agricultura do Estado. As condições de sanidade animal, sanidade vegetal e o trabalho de inspeção sanitária junto às indústrias contribuíram para que Santa Catarina se destacasse no mercado nacional e também internacional. O status sanitário diferenciado permite ao produtor e à agroindústria catarinenses acesso a mercados bastante exigentes.
Fonte: Cidasc, disponível em Fecoagro.