Condições de tempo e cultivo – 22 a 28 de novembro de 2022
A terça-feira (22) foi de tempo instável com chuvas acompanhadas de algumas descargas elétricas. Na quarta-feira (23) as chuvas continuaram e houve queda de granizo em algumas cidades. As temperaturas ficaram elevadas, com condição de abafamento. Na quinta-feira (24) foram registradas chuvas isoladas, condição que persistiu até a segunda-feira (28).Na sequência, destacamos as condições nas diferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.
As atividades de plantio das culturas de verão devem ser encerradas em breve, aproveitando as condições de umidade do solo. As áreas cultivadas apresentam bom aspecto fitossanitário até o momento. A soja e o milho estão em desenvolvimento vegetativo, com algumas áreas pontuais em início de floração.
Os produtores prosseguem com os tratos culturais e estão animados com a safra.
OESTE E CENTRO-OESTE
Na região, a produtividade do trigo colhido ficou abaixo do esperado em função do excesso de chuvas que atingiu a cultura.
A soja e o milho 1ª safra estão, em sua maior parte, em desenvolvimento vegetativo, algumas áreas estão em floração. Os produtores seguem fazendo o manejo contra pragas, doenças e plantas daninhas. A assistência técnica está otimista com as previsões de produção.
O feijão também está se desenvolvendo bem.
Em decorrência do clima adverso, que causa o prolongamento do desenvolvimento normal das lavouras, a janela ideal para o plantio da segunda safra de milho está comprometida e vários produtores estão devolvendo ou cancelando os pedidos de semente. Certamente, a área de plantio e a produtividade serão menores em função de plantio tardio.
NOROESTE
A soja está totalmente plantada. Em alguns municípios há áreas na fase de florescimento e com boas expectativas de produção diante do regime de chuvas dos últimos meses.
SUL
Na última semana ocorreram chuvas em alguns municípios da região e, em vista disso, as atividades agrícolas ficaram parcialmente prejudicadas, principalmente onde as precipitações ocorreram em maior volume.
Nessas regiões, as colheitas de cevada e de trigo foram mais afetadas, agravando ainda mais a qualidade dos grãos. Em algumas áreas colhidas de trigo há relatos de grande quantidade de triguilho. As colheitas devem se encerrar nas próximas semanas.
Restam poucas áreas para finalizar a semeadura de soja. Em parte das áreas plantadas observa-se plantas com porte baixo e desenvolvimento bem atrasado em relação ao ano passado.
No milho, as primeiras áreas entraram em floração. Alguns técnicos de campo projetam um
menor potencial produtivo em função do excesso de chuvas, que provocou perdas na adubação e atraso no ciclo da cultura.
SUDOESTE
Restam poucas áreas de trigo e cevada a serem colhidas na região. O rendimento e a qualidade das culturas foram afetados devido às chuvas em excesso e à ocorrência de geadas, ficando aquém do esperado. A cevada não deve apresentar qualidade satisfatória para a indústria cervejeira.
O plantio de soja se aproxima do final, devendo ser concluído nos próximos dias nas áreas liberadas pelo trigo. O desenvolvimento das lavouras plantadas mais cedo está melhorando.
Naquelas plantadas em novembro, o desenvolvimento é melhor e há perspectivas de uma boa safra. As lavouras de milho também estão melhorando e uma parcela das áreas está em fase de floração.
Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral