InícioDestaqueProdução de soja cresce, mas no geral safra de grãos sofre queda...

Produção de soja cresce, mas no geral safra de grãos sofre queda no Piauí

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o IBGE apontaram estimativas de queda na safra de grãos após 7 anos de crescimento consecutivo. No Piauí, a redução da área plantada de milho, tanto de 1a safra (safra de verão) quanto de 2a safra (safrinha), foi o fator de maior responsabilidade para as estimativas. Porém, na cultura da soja, haverá um crescimento. A informação é do diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), Rafael Maschio.

O crescimento da produção de soja deve ficar entre 5 e 10%, em função do aumento da área plantada no ano safra 23/24 que chegou próximo a 10%. “Em virtude da redução acentuada na produção de milho, especialmente da 2a safra (safrinha), por questões econômicas e em função do atraso do plantio da soja, é que se verifica uma redução total na safra de grãos do Piauí”, explica Maschio.

O fenômeno El Nino gerou algumas dificuldades para o setor produtivo. Uma delas foi este atraso de 30 a 40 dias no plantio da soja, em relação a safra anterior, com uma redução de cerca de 30% no volume de chuvas no trimestre de outubro a dezembro (período de plantio/semeadura). “Desta forma, o plantio da soja, principal cultivo, se prolongou até meados de Janeiro. Porém, de lá para cá o clima vem colaborando e deveremos ter uma boa produtividade”, acrescenta. A redução da área plantada com milho safrinha pode chegar a 50%, em função deste atraso e devido aos custos de produção x preço do produto, o que já era prevista.

Apesar dos números ainda não estarem consolidados a previsão do setor é de que a área plantada de soja ultrapasse 1 milhão de hectares, crescendo 9,8%. A produção de soja do Piauí deve ficar na casa das 3,7 milhões de toneladas, aumento de cerca de 4% em relação a safra passada.

Contudo, em função dos altos custos de produção ainda observados – bem como uma redução significativa da cotação destes produtos nos mercados – a rentabilidade (margem) do Produtor está bastante comprometida, o que deve fazer com que o Produtor tenha mais cautela nos investimentos.

Fonte: Aprosoja Brasil

FONTE

Autor:Aprosoja Brasil

Site: Aprosoja Brasil

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares