O aumento na produção de algodão no Brasil serve de impulso a uma melhora no fluxo comercial da fibra ao longo da temporada comercial 2024/25 (agosto/julho), fortalecendo especialmente as exportações.

O prêmio agressivo praticado pelos produtores brasileiros nesta reta final da temporada 2023/24 indica um aumento da competitividade do algodão brasileiro no mercado internacional, que deve seguir ao longo de 2024/25, onde as exportações estão projetadas em 2,5 milhões de toneladas.

Isso representa um incremento de 3% em relação a atual temporada. O aumento da concorrência dos Estados Unidos, que aparentemente terá uma safra maior de algodão este ano, reforça a importância de uma abordagem agressiva por parte dos vendedores brasileiros.

No cenário interno, observa-se uma perspectiva mais positiva, com a redução dos preços do algodão, taxas de juros mais baixas e recuperação econômica, disse o consultor e analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, acrescentando que esses fatores devem estimular uma maior participação da indústria local nas compras de algodão. Espera-se um crescimento de 4,4% no consumo interno, projetado em 710 mil toneladas.

Segundo o analista de Safras & Mercado, apesar da perspectiva de incremento pelo algodão brasileiro, prevalece a ideia de folga na oferta e novo incremento nos estoques. Essa indicação reforça o quadro de tranquilidade no abastecimento e deve continuar gerando pressão negativa contra os preços do algodão.

Acompanhe a Safras News no site. Siga  também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Autor/Fonte:     Sara Lane / Safras News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.