O último levantamento realizado pelo Deral da Secretaria de agricultura do Estado do Paraná estima uma produção total de milho na safra 2018/19 de 16,1 milhões de toneladas. A primeira safra contribui com 3,2 milhões de toneladas e encontra-se toda colhida. Já a segunda safra está no campo e a expectativa é que a colheita possa ficar em quase 13 milhões de toneladas.
A segunda safra de milho, que está no campo, apresenta 84% da área que é de 2,2 milhões em condições boas. A colheita iniciou-se neste mês e já atinge 3% da área total. Os indicadores de campo apontam para uma produção na média ou acima do esperado na região oeste do Estado, enquanto que na região norte e noroeste a probabilidade maior é de uma produção dentro ou abaixo do esperado.
O cenário brasileiro para o milho é bom, a produção esperada é de 95 milhões ton. A produção brasileira de milho na primeira safra deve totalizar pouco mais de 26 milhões de toneladas, isto representa uma redução de 3% comparativamente ao ano anterior.
Esta redução da produção é em consequência da diminuição da área plantada que pode ter sido motivada por preços não tão atraentes e principalmente a concorrência direta com a soja que possui condições mercadológicas mais consistentes. Outro fator é que em determinadas regiões o potencial produtivo não foi alcançado por condições climáticas adversas.
Já a segunda safra de milho, que está no campo, deverá produzir 69 milhões de toneladas, 28% maior que a safra anterior. Esta alta é basicamente uma recuperação da produção, pois na safra anterior houve perdas nas lavouras. Assim a produção brasileira de milho na safra 18/19 deve ficar em torno de 95 milhões, próximo ao recorde histórico que 97 milhões produzidos na safra 16/17.
Fonte: T&F Consultoria Agroeconômica
Oi gostei da notícia