Previsão Agrometeorológica* (28/08/2023 a 04/09/2023)

N-NE: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm no Noroeste do AM, mas predominará baixos acumulados de chuva em toda a região. No Matopiba, o tempo seguirá seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa do ar. Há possibilidade de chuva na costa Leste da região, especialmente, no litoral baiano. A restrição hídrica para o feijão e o milho terceira safras no Nordeste da BA e em SE pode se agravar.

CO: A persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região, com exceção da divisa entre GO e o DF, onde há previsão de chuvas pontuais e maiores que 30 mm. A maturação e a colheita do algodão, milho segunda safra e trigo continuarão sendo favorecidas. Em MS, a umidade no solo será suficiente para as lavouras de trigo ainda em enchimento de grãos.

SE: O tempo ficará seco, com pouca chuva, principalmente, em SP e no Sul de MG. Nestas áreas, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%. A maturação e a colheita do algodão, milho, feijão, sorgo e trigo, além da cana-de-açúcar e do café, continuarão sendo favorecidas. Em áreas do RJ, ES e Nordeste de MG, podem ocorrer acumulados de chuva maiores que 30 mm.

S: A previsão é de tempo seco e sem chuvas no início da semana. A partir do dia 02/09, áreas de instabilidade causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 mm no Noroeste do RS, além do Oeste e Sul de SC. No geral, as condições de temperatura e umidade serão favoráveis para o milho segunda safra e o trigo em quase toda a região. Há previsão de geada no RS e em SC, que poderão atingir lavouras de trigo em estágio suscetível de floração e enchimento de grãos.

PROGRESSO DE SAFRA

MILHO 2° SAFRA

84% colhido. Em MT, a colheita foi finalizada com recordes de área, produtividade e de produção. No PR, as áreas de milho acamadas, devido aos fortes ventos de julho, aliadas à umidade elevada dos grãos, tem retardado a velocidade da colheita, que se encontra muito atrasada em relação à safra passada. Em MS, mesmo diante os fortes ventos, aliados às precipitações, que provocaram o tombamento de plantas no Sudoeste do estado, no geral, são esperadas produtividades conforme o estimado. A colheita não evoluiu com maior intensidade devido às limitações de umidade dos grãos e descarregamento dos caminhões. Em GO, a colheita progride dentro do esperado, mesmo com as precipitações que ocorreram em algumas regiões. Em SP, a colheita alcançou 60% da área total e as lavouras estão em fase de maturação e colheita. Em MG, a colheita atingiu 87% da área total e nas áreas mais quentes do estado já foi finalizada. No MA, a colheita foi finalizada nas regiões Sul e Central. No PI, a colheita foi finalizada, com produtividades um pouco abaixo do esperado inicialmente, devido ao déficit hídrico ocorrido em algumas áreas. No PA, a colheita está em progresso no polo de Santarém.

TRIGO

6,9% colhido. No RS, as condições das lavouras são boas. A maioria dos cultivos estão em desenvolvimento vegetativo e floração. No PR, a maior parte das lavouras estão em maturação. Alguns cultivos apresentam falhas de germinação e as altas temperaturas registradas têm impactado o desenvolvimento das plantas. Em MG, a colheita avança nas lavouras de sequeiro e irrigadas. A qualidade do trigo colhido é boa, com elevado PH, assim como a produtividade. Em SP, as lavouras estão predominantemente em enchimento de grãos, com algumas áreas em colheita. Em SC, iniciou a fase de florescimento em alguns cultivos. As condições das lavouras são consideradas boas, apesar de haver relatos de incidência de doenças, como o oídio e manchas foliares. Em GO, iniciou a colheita das lavouras irrigadas. As chuvas não prejudicaram a qualidade dos grãos colhidos. Em MS, a umidade do solo tem beneficiado as lavouras em estágio de enchimento de grãos. As primeiras áreas colhidas indicam boas produtividades, entretanto há regiões que foram afetadas pela brusone. Na BA, o início da colheita apresentou boa qualidade e produtividade.

Fonte: Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.