Qual a contribuição das folhas, de cada terço, para a produção de milho?
As folhas basais enviam fotoassimilados para as raízes, principalmente, enquanto os tecidos da parte apical, como os grãos, tem 50% da sua necessidade de carboidratos suprida pelas folhas localizadas no terço superior, 30% da necessidade suprida pelas folhas do terço médio e 20% pelas folhas do terço inferior (FORNASIERI FILHO, 2007).
Na figura 1 (abaixo), pode-se verificar a quantificação de área foliar do híbrido NB 7376, onde a folha da espiga localizou-se entre a sétima e a oitava folha, no terço mediano da planta, apresentando também maior área foliar na altura da espiga.
Esta quantificação foi realizada pelos autores: Karen Rodrigues de Toledo Alvim, Césio Humberto de Brito, Afonso Maria Brandão, Luiz Savelli Gomes e Maria Teresa Gomes Lopes e publicado na revista Ciência Rural, v.40, n.5, mai, 2010 e pode ser acessado clicando aqui.
Os resultados que os autores encontraram mostram que a redução em produtividade em milho e na massa de 1.000 grãos deve-se à localização das folhas que são retiradas das plantas e da redução da porcentagem de área foliar fisiologicamente ativa. Nos tratamentos utilizados em que foram retiradas as folhas acima da espiga (FAC), todas as folhas (SF), duas folhas superiores (2F), quatro folhas superiores (4F), folhas intermediárias (FI) e folhas abaixo da espiga (FAB), houve diferença significativa da média para os caracteres produtividade e para massa de 1.000 grãos apenas nos tratamentos de remoção das folhas acima da espiga (FAC) e no tratamento onde foram removidas todas as folhas (SF).
Na tabela abaixo pode-se observar a diferença que houve na produtividade, massa de 1000 grãos, % de grãos ardidos, número de fileiras, número de grãos por espiga, estande de plantas e % de plantas acamadas para cada tratamento e nível de desfolha utilizado pelo autores.
Os resultados obtidos pelos autores mostram a importância das folhas superiores da planta quanto à eficiência para a produção e ao fornecimento de fotoassimilados usados no rendimento de grãos. Também é possível afirmar que a área foliar acima da espiga em milho é inferior a 40% de sua extensão total, mas é a mais eficiente na produtividade de grãos.
Observou-se também que o uso da desfolha total nas plantas de milho afetou a produtividade, a massa de 1000 grãos, a porcentagem de grãos ardidos e a porcentagem de plantas acamadas, demonstrando a importância de que estas folhas sejam mantidas na planta e com uma área fotossinteticamente ativa, afim de suprir às necessidades fisiológicas de que a planta necessita.
Redação: Equipe Mais Soja.