A soja pode ser considerada um dos grãos mais importantes da atualidade, sendo a principal fonte de renda de muitas propriedades brasileiras. Tradicionalmente cultivada no verão devido suas características fisiológicas e exigências climáticas, a soja vem ganhando território ano após ano, sendo a principal cultura de verão de diversas lavouras brasileiras.

Na década de 70, a soja já era considerada a principal cultura do agronegócio nacional, e a ampliação da indústria de óleo aliada ao desenvolvimento de novas tecnologias impulsionou o cultivo da soja que nessa década passou de 1,3 milhões de hectares cultivadas para 8,8 milhões. Até então tradicionalmente cultivada no Sul do Brasil, com o advento de novas tecnologias, dentre elas o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas as condições climáticas do restante do país e o sistema plantio direto; ocorreu o aumento da área de produção da soja no Brasil, expandindo o cultivo da soja para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte (Aprosoja Brasil).

Segundo dados históricos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na safra 1976/1977, a produtividade média da soja em território nacional era de aproximadamente 1.748 kg.ha-1 , hoje essa produtividade ultrapassa 3 t.ha1, destacando o avanço técnico e tecnológico na sojicultura brasileira.

Conforme informações do 10° Levantamento safra 2020/2021 da Conab, na última safra, a área nacional cultivada com soja apresentou acrescimento de 4,2% em comparação a safra anterior (safra 2019/2020). Além disso, a produtividade observada apresentou aumento de 4,5% em comparação a safra 19/20, resultando em uma produção total de aproximadamente 135.911,7 mil toneladas.

Embora a produção total pareça um tanto quanto grande, cabe destacar que o Brasil é um forte exportador de soja, sendo a China um dos principais destinos do grão. a Exportação influencia diretamente a economia do Brasil, uma vez que o preço da soja é cotado pelo Dólar em bolsas estrangeiras.

Em comparação a outras culturas agrícolas, pode-se dizer que a soja é a cultura com maior participação do valor de produção e uma das principais culturas em extensão territorial, sendo que na safra passada (2020/2021), foram cultivados 38.507,6 mil hectares da oleaginosa.

Figura 1. Ranking: Agricultura, Valor da produção (2019).

Fonte: IBGE (2019)

A liderança da soja na agricultura brasileira se deve principalmente pelo retorno econômico e versatilidade do grão, que pode ser utilizado pela indústria como fonte de proteína para a criação animal, produção de óleo vegetal ou até mesmo na produção de biocombustíveis. Esses fatos entre outros, fazem da soja uma cultura amplamente difundida, responsável por alavancar o PIB do país, em conjunto com as demais cadeias do agronegócio.

Além da importância econômica, a cadeia produtiva da soja desempenha papel social essencial no Brasil, empregando milhares de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao cultivo da soja, que contribuem para a economia local e regional, possibilitando o crescimento desenvolvimento do país. Estima-se que a cadeia produtiva da soja reúna no país mais de 243 mil produtores, e um mercado de 1,4 milhões de empregos (Aprosoja Brasil).  Sem falar, que a soja esta presente na alimentação humana e animal, sendo uma das principais, se não a principal fonte de proteína para a pecuária, alimentando bilhões de pessoas.

Confira o texto completo clicando aqui!

Conheça as soluções Stoller, clique aqui!

Referências:

APROSOJA BRASIL. A SOJA. Associação Brasileira dos Produtores de Soja. Disponível em: < https://aprosojabrasil.com.br/a-soja/ >, acesso em: 08/07/2021.

APROSOJA BRASIL. SOJA BRASILEIRA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS. Associação Brasileira dos Produtores de Soja, 2020. Disponível em: < https://aprosojabrasil.com.br/comunicacao/blog/2020/08/27/brazilian-soybean-exports/ >, acesso em: 08/07/2021.

CONAB. ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA: GRÃOS, SAFRA 2020/21. 10° Levantamento, 2021. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos >, acesso em: 08/07/2021.

CONAB. PORTAL INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS: SOJA. Companhia Nacional de Abastecimento, 2021. Disponível em: < https://portaldeinformacoes.conab.gov.br/produtos-360.html >, acesso em: 08/07/2021.

EMBRAPA. IMPORTÂNICA SOCIOECONÔMICA DA SOJA. Agência Embrapa de Informação e Tecnologia. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/soja/arvore/CONTAG01_12_271020069131.html >, acesso em: 08/07/2021.

IBGE. PRODUÇÃO AGROPERCUÁRIA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/ >, acesso em: 08/07/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.