Em parte das áreas produtoras de grãos do Rio Grande do Sul ainda é possível encontrar culturas no campo, então, acompanhar as previsões climáticas é essencial para embasar práticas de manejo e planejar determinadas atividades em áreas de produção. Atualmente, a colheita do arroz atinge 84% da área produtora do RS, sendo a Fronteira Oeste, Central e Zona Sul as regiões mais adiantadas. Devido às altas temperaturas e à insuficiência na irrigação durante o desenvolvimento da cultura, os grãos colhidos estão apresentando baixa qualidade com elevado índice de grãos quebrados ou gessados (Conab, 2022).
Já com relação a cultura da soja, a redução da umidade no solo, a partir do final da primeira quinzena de Abril, permitiu a retomada da colheita, que atingiu 55% do total semeado (Conab, 2022). Embora as condições climáticas do último decêndio de Abril tenham indicado anomalias climáticas com temperaturas abaixo da média história para a maior parte do Rio Grande do Sul, felizmente a redução da temperatura não resultou em maiores danos à culturas no campo.
Segundo Bárbara Sentelhas, Eng. Agrônoma e CEO AGRYMET, as previsões climáticas para os próximos dias ainda indicam uma redução das temperaturas máximas e mínimas do ar, entretanto, não é esperado eventos que possam causar perdas produtivas em função da baixa temperatura e fenômenos como geadas. Com relação as previsões pluviométricas, as projeções climáticas indicam menores valores precipitados, entretanto melhor distribuídos para a maioria das regiões produtoras do RS.
Segundo previsões do ClimaCast RTC, são esperados volumes médios acumulados para os próximos 30 dias de 77mm para São Luiz Gonzaga, 95mm para Santa Rosa, 109mm para Campo Novo, 155mm para Água Santa, 129mm para Sarandi, 115 mm para Não-Me-Toque, 98mm para Ibirubá, 101mm para Panambi, 87mm para Cruz Alta, cerca de 74mm para Tupanciretã, 73mm para Júlio de Castilhos, 64mm para São Sepé, 72mm para Caçapava do Sul, 83mm para Bagé e 97mm para Arroio Grande.
Confira abaixo o 29° ClimaCast RTC com as previsões climáticas para sua região de cultivo.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Referências:
CONAB. PROGRESSO DE SAFRA: ACOMPANHAMENTO DAS LAVOURAS – 17/04 a 23/04/22. Companhia Nacional de Abastecimento, 2022. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 27/04/2022.