A expectativa de área para o cultivo do trigo é de 131,350 mil hectares, na região de Frederico Westphalen, no noroeste do Rio Grande do Sul. Caso se consolide, irá representar uma redução de 14,8% em relação à safra passada.

Em entrevista exclusiva à Safras News, o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, relatou que até o momento, estima-se que entre 5% e 8% da área já esteja semeada, mesmo antes da abertura oficial do zoneamento, prevista para o início de junho.

“A tendência de antecipação da semeadura tem se intensificado nos últimos anos, principalmente para permitir a implantação mais cedo da soja nas mesmas áreas”, explicou.

De acordo com Lorensini, embora essa prática ofereça vantagens no planejamento da safra seguinte, aumenta o risco de geada, especialmente na fase crítica de desenvolvimento do trigo.

“Ainda assim, muitos produtores preferem correr esse risco para garantir uma melhor janela para a soja”, destacou.

Clima e outras culturas

As condições climáticas atuais são consideradas favoráveis, com chuvas bem distribuídas nos últimos dias, o que tem beneficiado o desenvolvimento da aveia e da canola. Essas culturas já possuem grande parte da área semeada. Com o zoneamento do trigo se abrindo oficialmente em breve, a expectativa é de aceleração no plantio ao longo das próximas semanas.

Fonte: Ritiele Rodrigues / Safras News



 

FONTE

Autor:Ritiele Rodrigues/Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.