A China trouxe 9,61 milhões de toneladas de soja em maio, um aumento de 29% em relação aos 7,45 milhões de toneladas de abril, com o desembarque de mais cargas brasileiras atrasadas, segundo dados da alfândega da China nesta segunda-feira.Os dados da alfândega também mostraram que os volumes totais de soja importados para a China de janeiro a maio de 2021 chegaram a 38,23 milhões de toneladas, um aumento de 12,8% em relação a 33,88 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.
No Brasil, as exportações de soja permaneceram estáveis em relação a abril em 16,4 milhões de toneladas, um recorde histórico para o mês com grandes volumes indo para a China e uma carga incomum para os EUA, mostraram dados oficiais da alfândega na segunda-feira.
Na origem, os prêmios da base brasileira despencaram com os futuros de Chicago em alta durante a manhã e não se recuperaram, uma vez que o contrato do primeiro mês perdeu ímpeto durante a sessão. A desvalorização dos prêmios também foi atrelada à valorização da moeda doméstica, que foi negociada no menor nível em relação ao dólar norte-americano no ano, a 5,04 reais.
Os embarques de julho no mercado de papel de Paranaguá foram avaliados em menos 16 c/bu sobre o futuro de julho, 4 c/bu mais baixo no dia, enquanto os contratos para carregamento em agosto caíram 8 c/bu para 45 c/bu sobre o futuro de agosto. Com base no preço fixo, os embarques em julho e agosto foram avaliados em US$ 572,75/t e US$ 380,50/t, respectivamente, com queda de US$ 4,25/t e US$ 3,25/t no dia. Uma negociação foi ouvida para março de 2022 carregando a 12 c/bu sobre o contrato de março, sem mais detalhes divulgados.
Na Argentina, os prêmios de base FOB caíram acentuadamente, com cargas para carregamento em julho avaliadas em 17 c/bu mais baixas no dia a menos 60 c/bu sobre o futuro de julho, equivalente a $556,75/t, uma queda de $ 8,75/t. Enquanto isso, nos EUA, os prêmios permaneceram inalterados no dia, com os embarques em julho em uma base CIF do Golfo dos EUA avaliados a 72 c/bu sobre os futuros de julho.
No mercado CFR, a atividade de negociação foi quieta nesta segunda-feira, com os comerciantes esperando por mais informações do mercado. Os contratos de óleo de soja do mês anterior na Dalian Commodity Exchange caíram ligeiramente, enquanto os futuros de agosto subiram 1,5%, sendo negociados a CNY9.228/t – seu maior fechamento este ano. No entanto, as margens de esmagamento pioraram e caíram ainda mais para o território negativo com o aumento dos custos de importação. O indicador CFR China para embarque em julho da opção mais barata foi avaliado em 128c/bu, equivalente a $ 633,5/t, um aumento de $ 13/t em relação à avaliação anterior.
Fonte: T&F Agroeconômica