InícioDestaqueRio Grande do Sul: semana começa com tempo quente seco na metade...

Rio Grande do Sul: semana começa com tempo quente seco na metade norte e temporais no sul do estado

Ao longo desta segunda (6) e terça-feira (7), áreas do centro e toda a metade norte do Rio Grande do Sul passam por um breve período de tempo quente e seco, com ventos soprando do quadrante norte. Nestes dias, são previstas rajadas de vento acima dos 60 km/h especialmente na região de Santa Maria e encostas, além proximidades do Planalto gaúcho.

Entretanto, nas áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a área de fronteira com o Uruguai, fortes áreas de instabilidade devem causar chuvas volumosas e temporais. No extremo sul do Rio Grande do Sul, os volumes de chuva devem exceder os 100 milímetros (mm) em 24horas podendo superar os 150 mm até o início da quarta-feira (8). Nas cercanias da região de Pelotas, Rio Grande, em direção à Campanha e oeste do estado, até a área de Alegrete e São Borja, também são previstos temporais, ventos com rajadas acima dos 70 km/h e queda de granizo.

Entre o final da terça (7) e o decorrer da quarta (8), o deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica, no norte Argentina em direção ao sul do Uruguai, e a formação de um ciclone extratropical que, de forma rápida, se deslocará para o oceano, vai estender uma frente fria, que cruza o Rio Grande do Sul e traz a instabilidade às demais áreas do estado (figura 1a e 1b). Neste período, a previsão indica queda acentuada de temperaturas máximas (figura 2a, 2b e 2c), com prováveis rajadas de vento acima dos 80m k/h e chuva entre 20 a 50 mm em diversas partes do estado.

Figura 1: Precipitação (chuva), em milímetros (mm), acumulada em (a) 48h até as 9h de quarta-feira (8) pelo modelo Cosmo 2,8 km e (b) 168h até 9h de domingo (12) pelo modelo Cosmo 7 km.
Figura 2: Temperaturas máximas (em °C ) previstas pelo modelo Cosmo 7Km para (a) terça-feira (7), (b) quarta-feira (8) e (c) quinta-feira (9).
Tempo frio e seco no meio da semana

No fim da quarta-feira (8), no sul e no oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica frio e seco devido ao ingresso de um sistema de alta pressão atmosférica. Nas demais áreas, a instabilidade cessa no fim do dia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta-feira (9) será de tempo frio e seco na maior parte do estado gaúcho. No fim do dia, pode chover no norte do estado. A temperaturas mínimas devem variar de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do sudoeste, Planalto e Serra. Na capital, Porto Alegre, as temperaturas mínimas ficam ao redor dos 12°C (figura 3a, 3b e 3c).

Ao longo da sexta-feira (10), a instabilidade retorna devido às áreas de instabilidade. No fim de semana, a formação de uma frente fria, com amplo ingresso de reforço de ar frio de origem polar provocam a chuva.

Figura 3: Temperaturas mínimas (em °C ) previstas pelo modelo Cosmo 7Km para (a) quarta-feira (8), (b) quinta-feira (9) e (c) sexta-feira (10).

Para o fim de semana, a expectativa é de tempo úmido e gradativamente mais frio. A chuva com mais intensidade deve ocorrer no norte e leste do estado. No sul e oeste, por sua vez, o tempo fica mais seco a partir da segunda-feira (13).

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Fonte: Mapa



 

FONTE

Autor:Ministério da Agricultura e Pecuária

Site: Mapa

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares