A safra brasileira de trigo em 2025 deve atingir 7,3 milhões de toneladas, inferior a registrada no ano passado. A informação foi divulgada há pouco pelo analista e consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento, durante painel no primeiro dia do 10o Safras Agri Week.
Bento destacou que, em meio a uma safra menor, a importação de trigo pelo Brasil deve ser bastante expressiva neste ano, ficando ao redor de 7 milhões de toneladas.
O analista enfatizou que, diante de uma safra mais enxuta no Brasil, a tendência de preços mais elevados ao produtor poderia ocorrer. Entretanto, a expectativa é de uma safra global recorde, o que deve impossibilitar esse movimento. “Teremos uma grande oferta de trigo proveniente de países da América do Sul, especialmente da Argentina. O país vizinho, pelo segundo ano consecutivo, deve colher mais de 20 milhões de toneladas de trigo”, sinaliza.
Falando internamente, Bento comentou que a colheita de trigo no Cerrado está muito próxima do final e com boa parte da safra já comercializada. “A colheita no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina deve ganhar corpo em outubro, enquanto no Paraná já ultrapassa os 50%, com os preços começando a se acomodar. A respeito do trigo gaúcho, é preciso dizer que, em meio a uma safra menos efetiva, o saldo exportável será menor neste ano”, conclui.
Fonte: Arno Baasch – Safras News