A intenção de plantar soja na Argentina na temporada 2024/25 está localizada em 18,2 milhões de hectares, segundo dados de Safras & Mercado, marcando um aumento de quase 1 milhão de hectares em relação à campanha anterior. A principal causa do aumento da área seria a menor disposição do produtor em plantar milho, em função da cigarrinha, voltando-se em maior medida para a soja e em menor medida para o sorgo e o girassol. A confirmar-se esta estimativa, seria a maior superfície desde a campanha 2015/2016.

Em relação aos rendimentos, os resultados alcançados na campanha anterior 2023/24 foram positivos. Com isso, a primeira projeção para 2024/25 coloca rendimentos apenas 3% superiores, passando de 2.961 Kg/ha para 3.055 Kg/ha.

A produção esperada de soja para a temporada 2024/25 é de 55,3 milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 11% em relação à campanha 2023/24.

“Lembre-se que o plantio de soja na Argentina começa no final de outubro/início de novembro e se estende até o final de janeiro. O número final de plantio estará intimamente ligado ao clima que incentivará ou não o plantio precoce do milho. Caso não ocorram as chuvas oportunas para a semeadura do milho precoce que começa em setembro e se estende até o início de dezembro, é provável que o produtor, ao invés de recorrer ao milho tardio, opte pela soja tardia”, explicou o analista Joaquín Azpiroz Arias.

Passando ao clima, os modelos para a Argentina preveem um evento La Niña para a próxima campanha 2024/25, embora não se espere que tenha a mesma intensidade do que aconteceu na temporada 2022/23, quando o país passou por forte seca nas principais regiões produtoras, que quebrou a safra de soja.

As informações são Agência Safras News.

Autor|Fonte: Julieta Marino / Safras News

FONTE

Autor:Safras News

Site: Safras News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.