Os Estados Unidos e a China acertaram nesta sexta-feira a primeira fase de um acordo comercial que inclui compras agrícolas, moeda e alguns aspectos de proteção à propriedade intelectual e evita um aumento de tarifas, mas o presidente norte-americano, Donald Trump, alertou que mais precisa ser negociado.
O acordo preliminar e parcial foi o maior passo para resolver uma guerra tarifária de 15 meses entre as duas maiores economias do mundo, que atingiu os mercados financeiros, afetou a produção e desacelerou o crescimento global. Trump disse a jornalistas na Casa Branca que os dois lados estão muito perto de colocar um fim à guerra comercial. O presidente dos EUA disse ainda que levará cinco semanas para que o acordo seja redigido.
As declarações foram feitas após conversas com o vice-primeiro ministro chinês, Liu He. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse a repórteres que Trump concordou em não levar adiante o aumento nas tarifas de 25% para 30%, sobre cerca de 250 bilhões de dólares em produtos chineses que deveriam entrar em vigor na terça-feira. (Reuters).
Fonte: T&F Agroeconômica