Por Luiz Carlos Pacheco, analista Sênior da TF Agroeconômica
Meus amigos, eu sou Luiz Carlos Pacheco, analista Sênior da TF Agroeconômica, há 52 anos no mercado de grãos. Eu gostaria de falar hoje sobre o plantio de trigo. O Paraná já tinha plantado, até a semana passada, 27% da área prevista e o RS está começando a plantar nesta segunda quinzena de maio.
Ambos os estados estão prevendo uma redução de área, o que não é bom para a economia destes estados, porque,a cada 10% de redução, nossa consultoria fez um estudo que mostra um prejuízo ao redor de R$ 3,7 bilhões para cooperativas, cerealistas, produtores, moinhos de trigo e o próprio governo, que deixa de arrecadar com os insumos e outros serviços que deixarão de ser prestados.
Os argumentos para esta redução de área são que os insumos encareceram e os preços do trigo estão baixos. Não é verdade! Os insumos estão reduzindo de preço e, se olharmos para as cotações do mercado futuro para dezembro de 2024, época da colheita, estas cotações mostram um preço ao redor de R$ 80/saca e apresentam um lucro ao redor de 15% para o trigo. Basta olhar para frente e fazer os cálculos corretos.
Ah, mas não tem ninguém na minha cidade pagando este preço; sim, sabemos disso. Os moinhos e as Tradings pagam menos do que Chicago permite, porque tiram o lucro deles. Mas, se você for direto a Chicago, sozinho, com a nossa ajuda ou através da sua cooperativa ou cerealista você pode conseguir estes preços excelentes.
Ah, mas, como posso vender agora se não sei o que vou colher? Nâo precisa: as operações no mercado futuro são operações financeiras, que não estão vinculadas à entrega da mercadoria. Então, se você não colher ou se o clima estragar o seu trigo, como no ano passado, não precisa entregar e você ainda pode ganhar algum dinheiro sobre as sacas não colhidas ou estradas, sabia?
Não sabe como fazer isto? Simples, basta entrar em contato conosco que nós iremos lhe ensinar passo a passo e lhe prestaremos toda a assessoria para garantir bons preços para o seu trigo.
Mande uma mensagem para nosso email, ou ligue para nossa empresa, que teremos prazer em lhe mostrar como ter bons lucros na próxima safra de trigo.
Nossa equipe está às suas ordens. Ligue!
Um detalhe: isto vale também para a soja e milho. Então, as vantagens são ainda maiores do que você está esperando! Ligue para 41-9 9251-3697 ou mande email para contato@tfagroeconomica.com.br.
Fonte: T&F Agroeconômica