Em MT, a colheita ocorre em áreas que tiveram replantio ou semeadas em janeiro. No RS, a maioria das lavouras está em enchimento de grãos e maturação. A colheita evoluí com algumas paralisações, devido às chuvas, e registra-se boas produtividades.

No PR, o tempo seco favorece a colheita. Em GO, as chuvas têm atrasado a colheita e prejudicado a qualidade dos grãos. Em MG, as chuvas afetaram a velocidade da colheita e reduziram a qualidade de grãos. Em MS, a colheita avança conforme as lavouras alcançam a maturação.

Na BA, as produtividades alcançadas têm superado as expectativas. Em SP, a colheita foi finalizada com resultados bem abaixo do esperado. No TO, a colheita finalizou em diversas regiões. No MA, a colheita avança, com interrupções devido às chuvas frequentes.

No PI, as lavouras tiveram boas condições de desenvolvimento que estão sendo refletidas em boas produtividades. No PA, a colheita ocorre em todo o estado e o excesso de chuvas compromete a evolução em algumas regiões.

Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Norte-Nordeste: Previsão de pancadas de chuva, maiores que 80 mm, em áreas do AM, PA e TO. No norte do MA, PI, CE, RN e no interior da PB, os volumes podem ultrapassar 150 mm. Na parte Leste da região, são previstos acumulados maiores que 60 mm. No entanto, no interior da BA, PE, AL e SE, não há previsão de chuva, mantendo a restrição hídrica em parte da BA. Na maioria das regiões o desenvolvimento das lavouras será favorecido.

Centro Oeste: As chuvas deverão ser mais localizadas na parte Oeste da região, com volumes superiores a 40 mm. No Centro-Sul do MS, o total de chuva poderá ultrapassar os 70 mm, mas ainda será insuficiente para repor a umidade no solo. Nas demais áreas, são previstos menores volumes. No geral, o manejo e o desenvolvimento dos cultivos serão beneficiados.

Sudeste: Em grande parte da região, a previsão é de tempo quente e seco, principalmente no Norte de MG. No Sudeste e Leste de SP e no RJ, são previstas pancadas de chuvas que podem ultrapassar 60 mm. A umidade disponível no solo favorecerá o manejo e o desenvolvimento dos cultivos, exceto no Norte de MG e em parte de SP, nas quais a falta de chuva e as altas temperaturas continuarão a restringir o desenvolvimento das lavouras.

Sul: Previsão de chuvas intensas sobre SC e PR, contribuindo para a elevação da umidade no solo. No RS, os maiores volumes devem ocorrer no fim da semana e podem vir acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo, com possíveis impactos pontuais às lavouras. Em quase toda a região, as condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento dos cultivos.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.