InícioDestaqueSoja - BR: Colheita segue em reta final, no RS muitas lavouras...

Soja – BR: Colheita segue em reta final, no RS muitas lavouras tiveram perdas significativas e foram abandonadas

No RS, em decorrência das chuvas do final de abril e durante o mês de maio, muitas lavouras tiveram perdas significativas e foram abandonas. Os dias mais secos colaboraram com a evolução da colheita que mostra dificuldades nas operações devido as erosões provocadas pelas chuvas. O produto colhido ainda apresenta alta umidade e muitos grãos avariados. No MA, a colheita está progredindo na região Leste.

Previsão Agrometeorológica de 10/06/2024 a 17/06/2024

Norte-Nordeste: São previstas chuvas maiores que 60 mm em áreas de RR, AP e Centro-Norte do AM e PA. Na região Nordeste, há previsão de chuva entre o MA, RN, PB e PE, bem como em áreas do Sealba, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras. No interior do NE e no Matopiba, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que beneficiará a maturação do algodão e do milho segunda safra, mas manterá a restrição hídrica para as lavouras de milho em estágio reprodutivo.

Centro Oeste: A previsão é de tempo quente e seco. As condições serão satisfatórias para o milho segunda safra em parte de MT, principalmente, onde os cultivos encontram-se mais adiantados. Em MS e GO, persistirá a restrição hídrica para as lavouras em floração e enchimento de grãos. Estágios E Emergência DV Desenvolvimento Vegetativo F Floração EG Enchimento de Grãos FM Formação de Maçãs M Maturação C Colheita.

Sudeste: Há previsão de tempo quente e seco, mas não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada em áreas de SP, RJ e ES. A restrição hídrica nas lavouras de milho segunda safra em estágios reprodutivos permanecerá, especialmente, nas áreas com menor umidade no solo em MG e SP. No entanto, as condições continuarão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.

Sul: A semana inicia sem chuva, mas, a partir do dia 16, deverá ocorrer chuvas mais significativas no Sul do RS. No geral, as condições serão favoráveis para a maturação e colheita do milho segunda safra no PR, assim como a semeadura dos cultivos de inverno em toda a região. Com exceção do Norte e Noroeste do PR, a umidade no solo deverá ser suficiente para as lavouras de milho em estágio reprodutivo e de trigo em desenvolvimento na maioria das áreas.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares