FECHAMENTOS DO DIA 02/11: O contrato de soja para janeiro24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em alta de 1,01 %, ou $ 13,25 cents/bushel a $ 1328,25. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,91 % ou $ 12,25 cents/bushel a $ 1354,75 O contrato de farelo de soja para dezembro fechou em baixa de – 0,95 % ou $ -4,1 ton curta a $ 426,3 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em alta de 0,84 % ou $ 0,42/libra-peso a $ 50,32.

CAUSAS DA ALTA: A soja negociada em Chicago fechou o terceiro dia em alta nessa quinta-feira. O clima no Brasil, chuvoso de um lado e seco do outro, ainda é o principal fator de sustentação dos preços em Chicago, mas dois fatores comerciais ligados a China deram um impulso na cotação do dia. O primeiro, as vendas semanas divulgadas pelo USDA vieram dentro do esperado, mas com o detalhe que a China foi o grande comprador no período, das 1.010.000 toneladas toneladas negociadas, 976,8 mil toneladas tem como destino os portos chineses. O segundo foi a reunião em Pequim de representantes do setor agrícola dos EUA – incluindo o Conselho de Exportação de Soja, o Conselho de Grãos e a Associação de Trigo – com os seus homólogos chineses para discutir acordos comerciais que aumentam as expectativas de novos negócios. Vale lembrar que uma delegação chinesa foi ao Iowa, nos Estados Unidos, há poucos dias e assinaram cartas de acordo para comprar grãos, especialmente soja. A China já comprou esse ano 14,4% a mais de soja que o ano anterior. O farelo de soja fechou de forma mista com os fracos dados de exportação. O óleo de soja fechou em alta com dados de esmagamento interno dos EUA mostrando aumento 3,4% para setembro em relação a agosto e 4,3% acima do mesmo mês em 2022.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

EUA-EXPORTAÇÕES DE SOJA 27% MENORES: O USDA informou que 1,01 milhão de toneladas de soja foram vendidas durante a semana encerrada em 26/10, queda de 27% em relação à semana anterior, mas estava em linha com as expectativas. Os 1,99 milhões de toneladas de remessas semanais elevaram o total da temporada para 9,863 milhões de toneladas, em comparação com 9,82 milhões de toneladas no ano passado.

EUA-EXPORTAÇÕES DE FARELO MENORES: Os dados da FAS mostraram que as vendas de exportação de farelo de soja foram de 86 mil toneladas e as reservas de óleo de soja foram de 1.900 toneladas na semana que terminou em 26/10. Ambos estavam abaixo ou no limite inferior da faixa esperada pelo mercado.

BRASIL-RECORDE DE EXPORTAÇÕES EM OUTUBRO: As exportações brasileiras de soja totalizaram 5,53 milhões de toneladas em outubro, um recorde para o mês, uma vez que o excedente da colheita recorde do ano passado continua a ser enviado (e para diminuir as remessas dos EUA porque os clientes ainda não precisam delas).

CHINA AUMENTA EM 14,4% AS IMPORTAÇÕES DE SOJA: Os dados do Ministério Agrícola Chinês mostraram que 77,8 milhões de toneladas de soja foram trazidas até 2023, 14,4% a mais do que no mesmo período de 2022. Eles prevêem um total anual de 105 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 15% em relação às importações do ano passado.

GIRO PELOS ESTADOS

Feriado Nacional – Mercados fechados

Fonte: T&F Agroeconômica



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.