FECHAMENTOS DO DIA 24/07
O contrato de soja para agosto24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,58 %, ou $ -6,50 cents/bushel a $ 1111,00; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -1,07 % ou $ -11,50 cents/bushel a $ 1060,25. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em alta de 0,23 % ou $ 0,7 ton curta a $343,5 e o contrato de óleo de soja para agosto fechou em baixa de -1,37 % ou $ -0,64/libra-peso a $ 46,02.
ANÁLISE DA BAIXA
A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta quarta-feira. A chuvas registradas sobre boa parte do cinturão soja/milho, abrangendo o centro/leste de Iowa e a maior parte de Illinois, Indiana e Ohio pressionaram o mercado. Vale ressaltar que o tempo segue firme e com altas temperaturas nas Grandes Planícies, onde começa a faltar umidade para as plantas.
Com isso, as cotações da soja voltaram para US$ 10 bushel na grande maioria das cotações. A forte desvalorização do real frente ao dólar e a perspectiva da Anec de uma exportação recorde de farelo de soja no Brasil também contribuíram para queda da oleaginosa.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL-QUALIDADE DO GRÃO NO NORTE ESTÁ COMPROMETIDA
Com a conclusão de 90% da colheita do Mato Grosso, a qualidade dos grãos de soja apresentados na safra 23/24 é a menor dos últimos anos, devido ao excesso de chuvas em junho/julho. As Tradings já estão tentando realocar produto de outras origens para cumprir seus contratos, a custos maiores. As nomeações futuras nos portos do Arco Norte e em Santos e Tubarão estão sendo afetadas por isto.
EUA-CLIMA
A seca na previsão de 7 dias e acima das temperaturas muito acima do normal na perspectiva de 8 a 14 dias do NWS deu algum apoio ao mercado e isso ainda é um fator hoje, mas a queda no óleo de soja pressionou as margens.
ANEC-NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÃO
A Associação Brasileira de Exportadores de Cereais-ANEC está projetando que as exportações de soja daquele país em julho serão de 10,43 milhões de toneladas com base no Line Up desta semana, com as exportações de farelo de soja atingindo potencialmente 2,4 milhões de toneladas. Isso seria um novo recorde, para o período.
INDONÉSIA AUMENTA CONSUMO DE BIODIESEL
A Indonésia está iniciando um teste de dois meses de um biodiesel à base de óleo de palma B40 em trens, com testes subsequentes esperados nas indústrias naval, de geração de energia e agrícola. Embora os testes consumam algum óleo de palma e poupem algum petróleo bruto, a verdadeira diferença no consumo de óleo vegetal seria a adoção oficial da mistura B40 em 2025, se os testes forem bem-sucedidos.
Fonte: T&F Agroeconômica
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)