O período recomendado para semeadura, conforme o Zarc, teve início em 01/10 no Rio Grande do Sul. Contudo, o plantio foi realizado em áreas limitadas na fase inicial da janela e, durante o período, dificultado pelas constantes precipitações entre 08 e 11/10.

A área semeada até o momento representa menos de 1% da superfície total a ser cultivada, estimada em 6.811.344 hectares pela Emater/RS-Ascar. A continuidade da semeadura deve ocorrer de forma moderada, nos próximos dias, em virtude da priorização de outras atividades, consideradas urgentes, como a colheita de cereais de inverno e a semeadura de arroz.

A produtividade média projetada para a safra 2024/2025 é de 3.179 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o plantio permanece restrito a grandes produtores em Manoel Viana, que reiniciaram a semeadura em 12/10, assim que houve melhora das condições climáticas, como o retorno da insolação e a elevação das temperaturas. Estima-se que foram plantados 1.800 hectares de 58 mil previstos. Nos demais municípios, observa-se uma intensa movimentação nas atividades de dessecação nas áreas já disponíveis, apesar de algumas ainda estarem ocupadas com trigo, canola, aveia e azevém, que serão colhidos nas próximas semanas.

Na Região da Campanha, os trabalhos têm avançado lentamente, iniciando pelo preparo do solo por meio de gradagens e dessecações em algumas áreas. Em Candiota e Hulha Negra, muitos produtores ainda possuem restrições nos bancos ou nenhum acesso a crédito nas empresas de insumos. Nesse cenário, é possível que ocorra uma pequena redução da área cultivada, especialmente entre os produtores que também desenvolvem atividades em pecuária de corte e bovinocultura leiteira, ou que optam pelo plantio de lavouras com baixo nível de investimento (uso de sementes salvas de baixa qualidade, pouca ou nenhuma adubação e uso restrito de defensivos). Além disso, observa-se uma oferta de áreas para arrendamento sem interesse de produtores, uma situação que era impensável em safras anteriores.

Na de Ijuí, a área semeada permaneceu em 1,2 mil hectares. O plantio e o preparo de novas áreas foram inviabilizados pelas condições climáticas inadequadas.

Na de Santa Rosa, em alguns municípios, como Porto Lucena, a semeadura iniciou, impulsionada por microclimas que favorecem o plantio. No entanto, de modo geral, os produtores têm aproveitado o período chuvoso para realizar o tratamento de sementes e a regulagem de máquinas e equipamentos. A semeadura será iniciada assim que houver condições climáticas favoráveis e colheita das áreas de trigo. A maioria das lavouras financiadas deverá ser implantada em novembro, conforme as normas do Proagro, que preveem menor fator de risco nesse período.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 0,55%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 123,41 para R$ 124,09.

Confira o Informativo Conjuntural Emter/RS n° 1837 completo, clicando aqui!

FonteEMATER RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1837

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.