O mercado de soja-grão caiu incríveis 123 cents/bushels, nesta quinta-feira, 17 de junho de 2021, uma data histórica, porque nunca se viu queda semelhante. Alguém ainda acha que o preço da soja vai voltar a ser o que era em maio?

O mercado foi novamente influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que terminou pelo segundo dia consecutivo no limite diário de queda estabelecido pela bolsa. Nas duas últimas sessões, o derivado perdeu 350 pontos (5,71%) e 550 pontos (9,51%), respectivamente. O óleo de soja, uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel, vem sendo pressionado por um movimento de realização de lucros e por rumores de que o governo do presidente Joe Biden pode flexibilizar regras de mistura de biocombustíveis.

Também contribuiu para a queda o pequeno volume de exportações de soja da semana (apenas 6.000 toneladas) contra a expectativa do mercado de zero a 400 mil tons. Além destes dois fatores, dois outros também exerceram pressão: modelos mais convergentes em termos de chuvas e o forte avanço do dólar nos mercados financeiros, que tira a competitividade americana, aumentando os estoques.



Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.