Foto de capa: Assessoria de imprensa
Os agricultores de Mato Grosso acabaram de concluir a desafiadora safra de soja 23/24. O cenário climático pressionou-os na busca de alternativas para amenizar os impactos e ainda atingir melhores patamares de produtividade. Nesse ambiente, a Sumitomo Chemical tem auxiliado o produtor com soluções que poderão ser conferidas entre os dias 18 e 23 de março na 11a edição da Show Safra, feira realizada em Lucas do Rio Verde (MT), uma das principais regiões produtoras de grãos do Brasil.
José Renato Martines Peguin, gerente de Trade Marketing da Sumitomo Chemical, destaca que o clima nesta safra teve como característica o “déficit hídrico somado às altíssimas temperaturas”.
Ele reforça que, além disso, o produtor mato-grossense teve que conviver com situações de fitotoxicidade nas plantas de soja e a insegurança com a severidade da podridão dos grãos e sementes nas lavouras. “Essa safra foi muito desafiadora para o agricultor, que precisou lidar com várias frentes de uma só vez”, explica.
Durante o evento, que é realizado pela Fundação Rio Verde, os visitantes terão acesso no estande da Sumitomo Chemical soluções sustentáveis para o manejo da soja que combinam químicos e BioRacionais, como a plataforma de manejo fisiológico da empresa em três importantes culturas.
O programa Soja+ é um deles. Constituído pelos reguladores de crescimento vegetal MaxCel®, indutor da formação de mais hastes laterais para uma melhor arquitetura produtiva da planta, e ProGibb®, que diminui significativamente o abortamento de flores e vagens, resultando em mais grãos e maior produtividade.
O Cotton+, voltado para a cultura do algodão, tem o EndoFuse®, que melhora a qualidade biológica do solo, e o Promalin®, regulador de crescimento que promove aumento da produtividade. Por fim, o Milho+, este formado pelo EndoFuse e ProGibb.
Excalia Max®
O fungicida Excalia Max®, afirma o gerente de Trade Marketing da Sumitomo Chemical, se destacou pelo controle do complexo de doenças e seletividade, num ano de altas temperaturas e déficit hídrico na região.
Sobre o espectro de controle, além da podridão dos grãos e sementes e o quebramento das hastes da soja, o Excalia Max também atua nas quatro principais doenças da soja: a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a mancha-alvo (Corynespora cassiicola), o crestamento foliar (Cercospora kikuchii) e a mancha parda (Septoria glycines).
Outra forma de auxiliar o produtor nesta safra foi com a linha de soluções em Tratamento de Sementes. Esta é formada pelo mais recente lançamento, o fungicida Plust®, o nematicida Aveo FS®, os inseticidas Maestro FS® e Inside FS® e os fungos micorrízicos EndoFuse e EndoMaxx.
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários.
Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade.
No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional.
Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.
Fonte: Assessoria de imprensa da Sumitomo Chemical