AVANÇO DA COLHEITA: Nesta semana a colheita aumentou 15,2 pontos percentuais e avançou para 32,8% da área adequada. O clima seco e o alto temperaturas permitidas para recuperar o ritmo de colheita, marcando um avanço ano a ano do trabalho de 1,9 p.p. Ao longo do último semana, o progresso regional foi feito entre 30 e 40 pontos percentuais nas principais regiões do centro da área agrícola, que, como previram em relatórios anteriores, mostram os rendimentos consideravelmente acima das expectativas iniciais. Diante desse cenário, a projeção de a produção sobe para 20,3 MT (+500.000 toneladas vs relatório anterior).
NORTE: A colheita terminou nas zonas NOA e NEA, com rendimentos de 840 e 1060 KG/Ha, respectivamente, posicionando-se como o terceiro pior desempenho da última década. Entre as duas regiões, houve um acumulado da produção total próxima a 640 mil toneladas.
CENTRO: No centro da área agrícola, no Centro-Norte de Córdoba e Santa Fe, Centro-Leste de Entre Ríos e Núcleo Norte, a colheita alcançou progresso semanal de entre 30 e 40 pontos percentuais. Os progressos nestas regiões mostram grande variabilidade (entre 700 e 7300 kg/ha) dependendo da disponibilidade de umidade e das doses de fertilização. No entanto, as médias estão localizadas entre 400 e 800 kg/Ha acima das estimativas iniciais, explica em grande parte o ajuste atual em projeção de produção.
SUL: Os retornos para o sul ainda não foram definidos, onde embora as expectativas sejam boas, o impacto das últimas geadas e golpes de o calor só será avaliado quando as máquinas entrarem.
Fonte: T&F Agroeconômica