No RS, as chuva reduziram as atividades no campo. As primeiras lavouras semeadas estão no início do florescimento, na região do Alto Uruguai, Fronteira Oeste e Missões. A condição geral das lavouras é boa, porém o porte das plantas é aquém do potencial. As lavouras em emergência estão, principalmente, no Planalto Superior, Região Sul e Campanha. Na Fronteira Oeste e Missões, observa-se leve restrição hídrica na camada superficial do solo.

No PR, a colheita das lavouras é incipiente e a maioria delas está em enchimento de grãos. O clima tem restringido o desempenho potencial das plantas. Em SP, a maioria das lavouras está em maturação. Em SC, as condições climáticas favorecem o desenvolvimento. Nota-se que o perfilhamento e o desenvolvimento foliar estão bons. A chuva fraca e constante no final de semana beneficiou as lavouras, potencializando a adubação nitrogenada. Quase a totalidade das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo.

Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Em MG, a colheita está avançando e as lavouras de sequeiro apresentam produtividades e qualidade abaixo do esperado. Nas áreas irrigadas, o panorama é melhor, contudo há grande variação nas produtividades obtidas em função de as temperaturas elevadas.

Em GO, as lavouras irrigadas estão em fase de enchimento de grãos e maturação. Verifica-se incidência pontual de brusone. Em MS, as chuvas de baixos volumes não reverteram o impacto do estrese hídrico durante o ciclo. A colheita progride e registram-se produtividades abaixo do esperado.

Previsão Agrometeorológica de 12/08/2024 a 19/08/2024

Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no Noroeste do AM, em áreas de RR e do Noroeste do PA. Na região Nordeste, volumes mais significativos de chuva são esperados na faixa Leste, desde AL ao Sul da BA, favorecendo as lavouras de feijão e milho 3ª safras mais próximas do litoral. Nas demais áreas do Sealba, haverá restrição hídrica aos cultivos, majoritariamente, em enchimento de grãos. No Matopiba, as condições continuarão favoráveis para a maturação e a colheita do algodão.

Centro Oeste: O tempo continuará seco e quente. Apesar do alto risco de queimadas, as condições permanecerão favoráveis para a maturação e colheita das lavouras, propiciando boa qualidade das fibras de algodão. O frio perderá intensidade no Sul de MS e a falta de chuvas continuará restringindo o trigo em enchimento de grãos.

Sudeste: O clima seco prevalecerá na região, favorecendo a maturação e colheita das lavouras de milho e trigo, além da colheita da cana-deaçúcar e do café. As temperaturas mínimas continuarão baixas no início da semana em parte de SP e do Sul do MG, com possível formação de geada.

Sul: Semana de tempo estável na região, com possibilidade de chuvas no final do período no Sul do RS. Devido à umidade disponível no solo, as condições continuarão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, na maioria das áreas dos três estados, além da maturação e colheita do milho 2ª safra no PR. O frio deverá permanecer no início da semana, favorecendo o perfilhamento das lavouras de trigo. Há risco de geadas, principalmente, na região de baixada e de serra entre o RS e SC.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.