No RS, após as chuvas das semanas anteriores, o tempo seco permitiu realizar a semeadura da cultura. As lavouras implantadas anteriormente apresentaram boas condições de emergência e estabelecimento inicial. No PR, a semeadura avança e as áreas implantadas apresentaram bom desenvolvimento, favorecidas pelas temperaturas mais baixas e pelos níveis adequados de umidade no solo. Em SC, o clima úmido atrapalha o início da semeadura no estado.
Em GO, as condições fitossanitárias das lavouras são, em geral, consideradas boas. A colheita do trigo de sequeiro avançou em todo o estado, com resultados positivos nos primeiros talhões. O trigo irrigado apresenta variabilidade nos estádios fenológicos, com lavouras desde a fase de germinação até o perfilhamento. Em MG, as lavouras apresentam boas condições, com desenvolvimento favorecido pelas temperaturas mais amenas no período.
Em MS, as condições climáticas, com chuvas pontuais e temperaturas amenas, têm contribuído para o bom desenvolvimento e perfilhamento da cultura, mantendo pragas e doenças sob controle. Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, sem registro de perdas. Em SP, as baixas temperaturas propiciam condições favoráveis para o bom desempenho do cereal.
Previsão Agrometeorológica de 16/06/2025 a 23/06/2025
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas volumosas no Norte da região Norte e costa Leste do Nordeste, incluindo áreas do Sealba, onde o feijão e o milho terceira safras serão favorecidos. Menores acumulados poderão ocorrer na parte Central do AM e Noroeste do MA. No Sul da região amazônica e no interior da região Nordeste, não há previsão de chuvas. No geral, as condições serão favoráveis para o milho segunda safra, em floração e enchimento de grãos no PA, devido à umidade disponível no solo, assim como para as lavouras, majoritariamente, em maturação e colheita, no Matopiba.
Centro Oeste: A previsão é de tempo seco e com possibilidade de pouca chuva no Sul de MS, colaborando para o desenvolvimento do trigo. As condições seguirão satisfatórias para o milho segunda safra em estádio reprodutivo em MT e MS. Em GO, persistirá a restrição hídrica em algumas regiões. Para o algodão e o milho segunda safra em maturação e colheita, as condições serão favoráveis.
Sudeste: Podem ocorrer chuvas fracas em áreas do Nordeste de MG e Norte do ES, porém a predominância será de tempo aberto. As condições serão favoráveis para a maturação e colheita dos cultivos de segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café. Pode haver restrição hídrica para o milho segunda safra, ainda em estádio reprodutivo, e para o trigo sequeiro, em áreas de MG e SP. Há possibilidade de geadas no início da semana em áreas de maior altitude do Sul de MG, que podem atingir pontualmente lavouras de café.
Sul: A semana começa com tempestades no RS, acompanhadas de ventos fortes e granizo. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva. Apesar de suspender temporariamente a semeadura do trigo e poder causar danos em algumas lavouras, essas chuvas contribuirão para a manutenção da umidade no solo. Para o milho segunda safra no PR, as condições serão favoráveis.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 16 de junho de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB