No RS, a semeadura está em andamento. As fortes chuvas prejudicaram parcialmente as operações nas regiões produtoras, não favorecendo a germinação e o desenvolvimento. No PR, o tempo seco na região Central e no Norte Paranaense, permitiu o avanço da semeadura, porém, prejudicou o desenvolvimento das lavouras.
Em SP, o calor excessivo tem prejudicado as lavouras que estão, na sua maioria, em fase reprodutiva. Em SC, as condições climáticas favoreceram a evolução da semeadura na região do Planalto Norte, Meio-Oeste e ExtremoOeste. As lavouras recémsemeadas apresentam bom estande de plantas e boas condições de desenvolvimento e fitossanitárias. Na BA, as lavouras estão em bom desenvolvimento, favorecidas pela alta luminosidade e baixas temperaturas noturnas.
Em MG, as lavouras de sequeiro, mais adiantadas, foram afetadas pelas altas temperaturas e pela restrição de chuvas, aliados à incidência de brusone em regiões do Triângulo Mineiro. As lavouras irrigadas estão com bom desenvolvimento. Em GO, a colheita do trigo sequeiro progride na região Leste e as lavouras semeadas tardiamente foram afetadas pelo estresse hídrico. Em MS, a restrição hídrica tem prejudicado muitas áreas produtoras. Algumas lavouras têm demonstrado desuniformidade no estande de plantas.
Previsão Agrometeorológica de 24/06/2024 a 01/07/2024
Norte-Nordeste: São previstas chuvas maiores que 50 mm em áreas de RR, AP e Noroeste do AM. Na região Nordeste, há previsão de pouca chuva no Noroeste do MA e na faixa Leste, entre o RN e o Sul da BA. No Sealba, a umidade no solo favorecerá o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras. No interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que beneficiará a maturação do algodão e do milho segunda safra no Matopiba, mas manterá a restrição hídrica para as lavouras de milho em estágio reprodutivo.
Centro Oeste: A previsão é de tempo quente e seco. As condições serão favoráveis à maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra em toda a região. No entanto, persistirá a restrição hídrica às lavouras em estágios reprodutivos, principalmente nas áreas mais tardias e com menor umidade no solo em MS e GO.
Sudeste: Há previsão de tempo quente e seco, mas não se descartam chuvas fracas e isoladas em áreas do ES, RJ e parte de SP. Haverá restrição hídrica às lavouras de milho segunda safra, em estágios reprodutivos, principalmente, nas áreas mais tardias e com menor umidade no solo, e de trigo. As condições continuarão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.
Sul: As chuvas persistirão no início da semana no Norte do RS e em SC. São previstos volumes que devem ultrapassar 60 mm, podendo causar danos às lavouras de milho e dificuldades na semeadura e no desenvolvimento do trigo. No PR, as condições serão favoráveis para a maturação e colheita do milho segunda safra, mas haverá restrição hídrica aos cultivos em estágio reprodutivo, além do trigo em desenvolvimento em parte do estado.
Fonte: CONAB