InícioDestaqueTrigo/BR: 9,4% da área cultivada já foi colhida

Trigo/BR: 9,4% da área cultivada já foi colhida

No RS, apesar das geadas e da irregularidade de chuvas, o desenvolvimento das lavouras continua normal. As lavouras semeadas mais cedo iniciaram a fase de enchimento de grãos. No PR, muitas lavouras, especialmente, no Noroeste, Norte Pioneiro, Norte e partes dos Campos Gerais, Centro-Sul e Centro-Ocidental, foram impactadas pelo clima seco, que, além de restringir a umidade no solo, acelerou a maturação.

Em SP, iniciou a colheita e verifica-se que o clima quente e seco afetou negativamente na produtividade. Em SC, o tempo firme e com baixo volume de chuvas favoreceu os tratos culturais. A ocorrência de geadas seguida pelo aumento das temperaturas, proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento vegetativo, especialmente das áreas semeadas no final da janela de plantio. A sanidade das lavouras é considerada boa, embora em alguns locais sejam relatados problemas com manchas foliares e oídio.

Na BA, as lavouras estão em boas condições. Em MG, as áreas de sequeiro, principalmente na região do Cerrado Mineiro, foram afetadas pelas condições climáticas, prejudicando a produtividade e a qualidade do produto. Nas áreas irrigadas, o desenvolvimento das lavouras e a produção são satisfatórias. Em GO, a colheita das áreas irrigadas está em progresso. Em MS, os baixos volumes de chuvas não foram suficientes para a melhorar as condições das lavouras.

Previsão Agrometeorológica de 26/08/2024 a 02/09/2024

Norte-Nordeste: Na região Norte, as chuvas continuarão concentradas no Noroeste do AM e em RR. Nas demais áreas e em quase toda a região Nordeste, não haverá precipitação. São previstos volumes pouco significativos na faixa Leste, desde a PB ao Sul da BA, que serão insuficientes para recompor a umidade do solo na região do Sealba, mantendo a restrição hídrica às lavouras de feijão e milho terceira safras em enchimento de grãos. Para as áreas em maturação e colheita, as condições serão favoráveis.

Centro Oeste: O tempo permanecerá quente e seco na região, com alto risco de queimadas. As condições continuarão favoráveis para a finalização da colheita do milho segunda safra e para a qualidade do algodão. No Sul de MS, a baixa umidade no solo continuará restringindo as lavouras de trigo em enchimento de grãos.

Sudeste: O clima voltará a ficar quente e seco em toda a região. Apesar do risco de queimadas, as condições continuarão favoráveis para maturação e colheita do milho segunda safra e do trigo, além da cana-de-açúcar. No início da semana ainda são esperadas baixas temperaturas em áreas de SP e Sul de MG, com possível ocorrência de geadas em lavouras de café.

Sul: O tempo permanecerá estável na maior parte da semana, com elevação gradual das temperaturas. Há previsão de geadas no início da semana nos três estados, que poderão causar danos pontuais aos cultivos de inverno mais adiantados. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras, exceto no Norte do PR, devido à restrição hídrica. São esperados até 40 mm de chuva no final da semana entre o RS e SC.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares