No PR, o tempo estável desta semana permitiu o avanço da colheita nas áreas maduras. No RS, a colheita foi intensificada em áreas dessecadas no Alto Uruguai e Missões. Na maior parte das áreas colhidas, as produtividades superam as estimadas inicialmente, mas algumas áreas afetadas por doenças foram prejudicadas e apresentaram perdas qualitativas e quantitativas.
Em SC, na região Serrana, as lavouras encontram-se predominantemente no estádio de enchimento de grãos, com previsão de colheita das áreas precoces nos próximos dias. No MeioOeste, a colheita foi iniciada, após a redução das chuvas, e as produtividades estão dentro das estimadas inicialmente. Entretanto, há relatos de perda de qualidade devido ao excesso de chuvas durante a fase reprodutiva, que favoreceu a ocorrência de manchas foliares e giberela.
Além disso, as chuvas mais recentes provocaram o acamamento de algumas lavouras. Em SP, a colheita se aproxima da finalização, com boas produtividades e qualidade de grãos. Na BA, a colheita avança e as lavouras restantes apresentam bom desenvolvimento. Em GO, MS e MG, a colheita foi finalizada.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 27 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB






