No PR, grande parte da área já foi colhida e o restante se encontra em maturação. A maioria das lavouras apresenta boas condições, enquanto uma parcela menor é considerada regular. As perdas em função das chuvas e do granizo registrados recentemente, ainda são contabilizadas.

No RS, a semana foi marcada por expressivo avanço da colheita, impulsionado pela realização das dessecações prévias e pela previsão de chuvas fortes para o final de semana, antecipando a retirada do produto. As produtividades médias estão próximas das estimativas iniciais e a qualidade dos grãos é, em geral, boa, embora algumas lavouras apresentem menor PH devido à menor adubação e às chuvas na fase de maturação. Registra-se ainda a ocorrência de granizo e ventos fortes em municípios como Sarandi e Barra Funda, resultando em perdas totais em algumas áreas afetadas.

Em SC, a colheita segue em andamento, mas as condições de umidade e o clima instável têm comprometido a qualidade dos grãos. No Planalto Norte, temporais, ventos fortes e granizo causaram danos, somados à incidência de oídio, ferrugem e giberela, que reduziram o potencial produtivo e afetaram a aparência dos grãos. No MeioOeste, a colheita tem sido intercalada por chuvas, elevando a ocorrência de doenças nas espigas e folhas. No Extremo Oeste, as precipitações e o acamamento de plantas também dificultam o avanço da operação, mantendo, contudo, produtividades consideradas satisfatórias.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 10 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.