No RS, a retomada do tempo seco contribuiu para o avanço da semeadura em algumas regiões. Algumas áreas apresentam aspecto pouco vigoroso devido ao excesso de chuvas e baixa radiação solar, o que resultou em plantas com coloração amarelada e estioladas.
No PR, as condições de alta umidade no solo e temperaturas mais baixas interromperam a semeadura em algumas áreas, enquanto algumas lavouras implantadas já estão em enchimento de grãos. A ocorrência de geadas causou danos localizados em lavouras mais adiantadas. Em SC, a semeadura prosseguiu de maneira estável, embora as chuvas intensas e a baixa luminosidade tenham limitado o desenvolvimento inicial em algumas lavouras. Em áreas afetadas por encharcamento, houve necessidade de replantio pontual.
Em GO, a colheita de sequeiro se aproxima do final, enquanto as áreas irrigadas progridem para as fases de florescimento e enchimento de grãos sob boas condições climáticas. Em MG, o clima colaborou de forma geral para o desenvolvimento das lavouras. Em MS, a geada causou prejuízos em parte das lavouras mais avançadas no sudoeste do estado. Na BA, as lavouras estão nas fases vegetativa e de floração, sem problemas com pragas ou doenças. Em SP, o excesso de chuvas favoreceu o surgimento de doenças fúngicas.
Previsão Agrometeorológica de 07/07/2025 a 14/07/2025
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas mais significativas no Norte da região Norte, além do Norte e Leste da região Nordeste. As chuvas continuarão beneficiando os cultivos de terceira safra na região do Sealba. Nas demais áreas, não são esperadas chuvas, predominando o clima seco, que favorecerá a maturação e colheita dos cultivos de primeira e segunda safra no Matopiba. Em parte do estado da Bahia, o baixo armazenamento hídrico pode restringir a formação de maçãs em áreas de algodão e o enchimento de grãos em lavouras de feijão, milho e sorgo.
Centro Oeste: O tempo continuará seco, sem previsão de chuvas em toda a região. As condições continuarão no geral favoráveis para a maturação e colheita do algodão, do milho segunda safra, do sorgo e do trigo sequeiro. Contudo, algumas lavouras em estádios reprodutivos podem ter seu desenvolvimento restringido devido à falta de chuvas e a baixa umidade do solo.
Sudeste: São previstos baixos acumulados de chuva em áreas do Nordeste de MG, Leste de SP, RJ e ES, que contribuirão para a manutenção da umidade no solo. Nas demais áreas, o tempo seco continuará favorecendo a maturação e colheita dos cultivos de grãos de segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café. A baixa umidade no solo restringirá as lavouras de sequeiro em estágios reprodutivos em parte de SP e MG. Há previsão de queda nas temperaturas mínimas em parte do centro-sul desses estados.
Sul: O tempo será estável, sem previsão de chuvas em praticamente toda a região, que favorecerá a redução do excedente hídrico do solo em parte do RS. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno na região, assim como, para o milho segunda safra em estádio reprodutivo, maturação e colheita no PR. Há previsão de redução significativa das temperaturas mínimas em áreas de maior altitude.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 07 de Julho de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab