No RS, os dias intercalados de chuvas vêm favorecendo a semeadura, que se aproxima de 70% da área prevista. As precipitações beneficiaram o desenvolvimento das lavouras. No PR, o plantio está em fase final, mas a escassez de chuvas tem impactado a evolução das operações e também o desenvolvimento das lavouras. Áreas mais precoces iniciaram a fase de enchimento de grãos.
Em SP, as lavouras são afetadas pelas restrições hídricas e pelo calor, além do aumento da incidência de lagartas. Em SC, pouco mais de ⅓ da área foi semeada. As condições são favoráveis à implantação e ao desenvolvimento inicial das lavouras. Na BA, as condições de alta luminosidade e baixas temperaturas noturnas auxiliam o bom desenvolvimento das lavouras.
Em MG, as lavouras de sequeiro apresentam produtividades abaixo do esperado inicialmente. Em GO, a colheita das áreas em sequeiro está sendo finalizada. Nota-se perda de potencial produtivo nas áreas mais tardias devido à ausência de chuvas. As áreas irrigadas apresentam boas condições e estão em desenvolvimento vegetativo e floração. Em MS, as lavouras estão entre desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos. Observa-se perda do potencial produtivo em razão da restrição hídrica mais acentuada.
Previsão Agrometeorológica de 08/07/2024 a 15/07/2024
Norte-Nordeste: São previstas chuvas maiores que 60 mm em áreas de RR e Noroeste do AM. Há previsão de pouca chuva no PA, no Norte do MA e na faixa Leste, entre o RN e a BA. No Sealba, a umidade no solo manterá o bom desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras, principalmente nas áreas mais próximas do litoral. No interior da região Nordeste e no Matopiba, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que continuará favorecendo a maturação do algodão e do milho segunda safra.
Centro Oeste: A previsão é de tempo seco e de temperaturas mais amenas na maior parte da região. As condições serão favoráveis à maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra. As poucas chuvas previstas no Sudoeste de MS serão insuficientes para as lavouras de milho e trigo em estágios reprodutivos.
Sudeste: Há previsão de tempo seco e de redução das temperaturas, com possibilidade de geadas na Serra da Mantiqueira. As condições continuarão benéficas para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra, bem como para a cana-de-açúcar e o café. No entanto, persistirá a restrição hídrica às lavouras de trigo em áreas de SP e MG. No Sudeste de SP, as chuvas favorecerão as lavouras.
Sul: Previsão de chuva e de baixas temperaturas, com possibilidade de geadas em algumas áreas. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento do trigo no RS e no PR, porém, em SC, pode haver restrição por excesso de chuvas no Oeste, na região Serrana e no Vale do Itajaí. Para o milho segunda safra, não há previsão de restrições significativas nas áreas em maturação e colheita no PR.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB