No RS, as chuvas mantiveram os níveis adequados de umidade no solo e favoreceram o desenvolvimento das lavouras. Algumas áreas semeadas no início da safra iniciaram o florescimento e há atenção para doenças fúngicas. No PR, observa-se o aumento das áreas em condição regular e ruim, sendo reflexo das geadas no fim de junho. O clima tem favorecido a continuidade do ciclo. Em SC, o plantio está praticamente finalizado, restando poucas áreas em regiões mais altas no Meio Oeste. As lavouras em perfilhamento apresentam boa sanidade, com registros pontuais de doenças. As condições gerais permanecem boas.
Em GO, restam colher áreas irrigadas e algumas estão em pré-colheita. As lavouras apresentam boa sanidade foliar e potencial produtivo elevado. Em MG, a colheita avançou sobre áreas irrigadas, com qualidade superior à safra anterior. Em MS, a umidade do solo e as temperaturas amenas beneficiaram as lavouras em desenvolvimento. Cerca de 50% das lavouras estão em estádios mais sensíveis à geada. Na BA, as lavouras mantiveram o bom desenvolvimento. Em SP, a falta de chuvas tem impactado o potencial produtivo das lavouras em algumas regiões.
Previsão Agrometeorológica de 11/08/2025 a 18/08/2025
Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuva são previstos no Centro e Norte do AM e em RR. No Centro-Sul de RO, Sudoeste do AM, Sul do PA, AC, TO e interior da região NE, não há previsão de chuva. Em pequenas áreas do litoral da BA e do Norte do Piauí, podem ocorrer chuvas moderadas. No Sealba, a umidade no solo será suficiente para o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safra na maioria das áreas. No Matopiba, o tempo seco continuará favorecendo a maturação, a colheita e a qualidade do algodão.
Centro Oeste: O predomínio de tempo estável, sem previsão de chuva e a baixa umidade relativa do ar, favorecerá a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra, mas acentuará o risco de incêndios. No Sudoeste do MS, a umidade no solo será suficiente para o trigo em estádio reprodutivo.
Sudeste: A ausência predominante de chuva e o tempo estável favorecerão a maturação e a colheita dos cultivos de segunda safra e inverno, além da cana-de-açúcar e do café. Poderá haver restrição hídrica em algumas áreas de trigo em estádio reprodutivo em SP. Em áreas do Nordeste de MG, Norte do ES e na faixa litorânea de SP e RJ, são previstos baixos acumulados de chuva. Há previsão de geada fraca nas áreas da maior altitude, sem impacto significativo para o café.
Sul: São previstos baixos acumulados de chuva no Sul de SC, Nordeste e Sudeste do RS. As condições serão, no geral, favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, além da colheita do milho segunda safra no PR. Há previsão de geadas nas regiões serranas do RS, SC e Centro-Sul do PR, sem impactos significativos às lavouras.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 11 de agosto de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab