No RS, após um período de tempo instável, houve avanço na semeadura, mas, em muitas áreas, a alta umidade do solo impediu a entrada das máquinas. Observam-se atrasos no plantio, especialmente nas regiões mais a oeste. As chuvas causaram erosão, lixiviação de fertilizantes e perdas de sementes, principalmente, em regiões de solos arenosos como Fronteira Oeste, Missões e Campanha.

No PR, o plantio avançou e as lavouras se encontram desde a emergência até o enchimento de grãos. O frio e os níveis de umidade do solo favoreceram o desenvolvimento, mas algumas áreas em estágios reprodutivos foram atingidas por geadas, com danos ainda a serem mensurados. Em SC, a semeadura evoluiu, com condições climáticas favoráveis no Planalto Norte e Meio-Oeste. No Extremo Oeste, o plantio progrediu mesmo com as chuvas recentes, mas em algumas áreas houve erosão do solo. Nas poucas lavouras em desenvolvimento vegetativo, o excesso de umidade e a baixa luminosidade limitaram o crescimento e o perfilhamento, além de inviabilizar os tratos culturais.

Em GO, a colheita do trigo de sequeiro avançou pouco na semana, mas as áreas colhidas apresentaram médias acima das expectativas. Em MG, as lavouras continuaram com bom desenvolvimento devido ao clima favorável. Em MS, a ocorrência de geada, na região Sul e de fronteira, causou danos significativos em algumas lavouras mais adiantadas. Na BA, as lavouras apresentaram bom desenvolvimento, sem registros de perdas por pragas ou doenças. Em SP, as condições climáticas permaneceram favoráveis ao cereal.

Previsão Agrometeorológica de 30/06/2025 a 07/07/2025

Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas volumosas no Norte da região Norte, Noroeste do MA e Leste da região Nordeste, principalmente, no Leste da BA, SE e AL, que incluem áreas do Sealba. No Leste do AC, RO, Sul do AM e do PA e no TO, não há previsão de chuvas, assim como, no interior do Nordeste, reduzindo a umidade do ar, principalmente, no Sul do PI e do MA e no Oeste da BA. As condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Matopiba, bem como, para o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safra no Sealba.

Centro Oeste: A previsão é de tempo aberto e redução da umidade do ar, principalmente, no Nordeste de MT, em GO e DF. O tempo seco continuará favorecendo a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra. No entanto, a baixa umidade no solo manterá a restrição nas lavouras de milho segunda safra que ainda se encontram em enchimento de grãos em GO.

Sudeste: A semana começa com chuvas em áreas do Leste de SP, RJ e ES, que contribuirão para a manutenção da umidade no solo. Nas demais áreas, o tempo aberto e a redução da umidade do ar, principalmente, no Centro-Oeste de MG, continuarão favorecendo a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café. No entanto, a baixa umidade no solo manterá a restrição nas lavouras de milho segunda safra que ainda se encontram em enchimento de grãos em parte de SP e MG.

Sul: Há previsão de chuvas no Leste do PR no início da semana. No restante da região, a previsão de tempo aberto favorecerá a redução do armazenamento hídrico do solo no RS. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, assim como, para o milho segunda safra em enchimento de grãos, maturação e colheita no PR. Há previsão de geadas nas áreas de maior altitude, que não devem causar danos significativos.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 30 de junho de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.