No RS, o plantio está em fase final, principalmente nas regiões da Fronteira Oeste, Planalto Médio, Missões e Noroeste. As lavouras implantadas apresentam bom desenvolvimento. Contudo, as baixas temperaturas e a irregularidade das chuvas causam danos pontuais.
No PR, o plantio está em fase final, mas a escassez de chuvas tem impactado a evolução das operações e também o desenvolvimento das lavouras. Há registros de danos foliares e falha no perfilhamento em regiões com estiagem prolongada, especialmente no Norte do estado.
Em SP, houve incidência de chuvas fortes, beneficiando algumas áreas que estavam em estresse hídrico, mas ocasionando danos pontuais por acamamento de plantas. Em SC, as chuvas e o frio limitaram o avanço da semeadura. As lavouras implantadas apresentam boas condições gerais. Verifica-se manejo preventivo para doenças fúngicas que se favorecem desse clima.
Em MG, a colheita avança nas lavouras de sequeiro, principalmente na região do Triângulo Mineiro. As primeiras áreas apresentaram perdas de qualidade e rendimento pela incidência de brusone, contudo, as mais tardias foram menos impactadas.
Em GO, a colheita das áreas em sequeiro está praticamente finalizada. Nota-se perda de potencial produtivo nas lavouras mais tardias devido à ausência de chuvas. As áreas irrigadas estão em desenvolvimento vegetativo e floração, apresentando boas condições. Em MS, as chuvas recentes, em particular no Sul do estado, amenizaram as condições de estresse hídrico, em algumas áreas. As fases da cultura variam entre desenvolvimento vegetativo e maturação.
Previsão Agrometeorológica de 15/07/2024 a 22/07/2024
Norte-Nordeste: Há previsão de precipitações maiores que 60 mm em áreas de RR e de 80 mm no Noroeste do PA. No AM as chuvas serão concentradas no Norte e Nordeste do estado. No Nordeste as chuvas de baixo volume serão distribuídas, especialmente, na faixa litorânea. No Sealba, a umidade existente no solo contribuirá para o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras. No Matopiba, a previsão é de tempo seco, o que colaborará para a maturação e colheita do sorgo, algodão e do milho segunda safra.
Centro Oeste: Não há previsão de chuvas e a umidade mais baixa se manterá na região. As condições favorecerão à maturação e colheita do sorgo, algodão e do milho segunda safra. No Sul do MS, a umidade presente no solo ainda é limitante ao desenvolvimento das lavouras tardias de trigo.
Sudeste: Previsão de baixos volumes de precipitação no ES, RJ e Sudeste de SP. O clima seco beneficiará a maturação e a colheita do sorgo, algodão, milho segunda safra e também do café. Entretanto, a ausência hídrica impactará nas lavouras de trigo sequeiro em floração e enchimento de grãos em SP e MG.
Sul: São previstas chuvas de baixo volume, principalmente na região Centro e Leste do PR, SC e Nordeste e Sul do RS. Há previsão de temperaturas baixas, o que favorecerá o perfilhamento do trigo, além da ocorrência de geadas fracas em algumas áreas de serra no PR, SC e RS. As condições serão favoráveis para finalização da semeadura e o desenvolvimento do trigo no RS e no PR. Em SC, em algumas regiões, a persistência das chuvas pode afetar o ritmo dos tratos culturais e de semeadura do trigo.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB