No RS, nas regiões mais quentes do estado, houve o início da semeadura, concomitantemente ao manejo pré semeadura nas outras regiões. No PR, com quase metade da área estimada semeada, as condições das lavouras são consideradas boas. Em GO, as lavouras irrigadas estão em fase final de semeadura e em bom desenvolvimento, enquanto as de sequeiro avançam para o enchimento de grãos e maturação, impactadas pela restrição hídrica. Em MG, o clima ameno favorece o desenvolvimento das lavouras.
Em MS, a semeadura é favorecida pelo clima. A redução da temperatura no período noturno beneficiou o perfilhamento das lavouras. Na BA, a semeadura em manejo irrigado evolui rapidamente. Em SP, a semeadura é afetada pela falta de chuvas em algumas regiões.
Previsão Agrometeorológica de 26/05/2025 a 02/06/2025
Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuva continuarão ocorrendo no Norte da região Norte, Centro-Norte do AM e Noroeste do MA. Na faixa Leste da região Nordeste, há previsão de menores volumes de chuva. No PA, a umidade no solo deverá ser suficiente para o milho segunda safra, enquanto, no Matopiba, poderá haver restrição hídrica. No TO, as condições serão favoráveis para as lavouras majoritariamente em maturação. No Sealba, as condições permanecerão favoráveis para o feijão e o milho terceira safras.
Centro Oeste: A previsão é de tempo estável na maior parte da semana. No entanto, a passagem de uma frente fria promoverá precipitações para as áreas de MT, Sul de GO e de todo o MS, seguida de redução das temperaturas, amenizando a perda de umidade do solo. No geral, as condições serão favoráveis para o algodão, o milho segunda safra e o trigo no MS, além da maioria das lavouras em MT. Nas demais áreas, poderá haver restrição hídrica.
Sudeste: O tempo permanecerá estável na maior parte da semana. Chuvas pontuais podem ocorrer em SP, no Triângulo e Sul de MG. Apesar da redução das temperaturas e da perda de umidade no solo, pode haver restrição hídrica ao milho segunda safra, majoritariamente, em floração e enchimento de grãos, e ao trigo sequeiro em áreas desses dois estados. As condições se manterão favoráveis para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.
Sul: As chuvas continuarão no início da semana no RS, avançando por SC e PR, seguidas de redução das temperaturas. Pode haver geadas nas áreas serranas e de baixadas a partir do meio da semana, podendo atingir áreas de milho segunda safra no Sul do PR. No geral, as condições serão favoráveis para a finalização da colheita dos cultivos de primeira safra, além do feijão segunda safra. No PR, a umidade no solo deverá ser suficiente para as lavouras de milho segunda safra e trigo na maioria das áreas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 26 de maio de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab